quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Produtores associados à Veneza recebem tanques de resfriamento de leite

Foto: Assessoria de Comunicação/Seag
Comunicação Seag - Os produtores associados à Cooperativa de Laticínio Veneza, em Nova Venécia, vão contar com novos resfriadores para melhorar a qualidade do leite. A entrega dos 19 equipamentos, realizada pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), foi realizada na manhã desta terça-feira (29), no Lions Clube do município, aos grupos de produtores, localizados ao norte do Rio Doce, que foram selecionados pelas normas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
A solenidade contou com as presenças do secretário estadual da Agricultura, Enio Bergoli; do prefeito Wilson Japonês; do gerente de Pecuária da Seag, Pedro Cani; representantes da OCB e produtores.
Cada resfriador atenderá a cerca de oito produtores que estocam o leite nos tanques para ser comercializado a um preço justo, sem atravessadores. Os municípios beneficiados são: Afonso Cláudio, Águia Branca, Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Conceição de Castelo, Domingos Martins, Ecoporanga, Guarapari, Itaguaçu, Laranja da Terra, Nova Venécia, Pancas e Rio Bananal. Dos 19 tanques, 11 podem armazenar dois mil litros. Os demais possuem capacidade de armazenagem de mil litros. O investimento é de R$ 170 mil, beneficiando cerca de 140 famílias. Os equipamentos foram comprados com recursos da Seag e de emendas parlamentares.
O secretário Enio Bergoli explicou que a pecuária leiteira representa uma oportunidade de diversificar a atividade agrícola, além de ser também uma opção de renda extra para os produtores rurais. "Estamos ajudando as cooperativas de leite a atender as instruções normativas que determinam os cuidados com o produto, tanto em relação à armazenagem
quanto ao transporte. É um trabalho de parceria, em favor principalmente dos pequenos produtores", disse.
De acordo com o gerente estadual de Pecuária, Pedro Cani, "o leite gera uma receita mensal enquanto o café dá lucro anual. O leite, em suma, equilibra o custeio das finanças da propriedade. A Veneza é a única cooperativa capixaba que atua ao norte do Rio Doce e exerce um papel importante, pois agrega mini e pequenos agricultores garantindo renda e emprego, mantendo-os no campo, pois a atividade leiteira requer que o produtor fique em sua propriedade", pontuou.
De acordo com o presidente da Veneza, José Carnieli, "a importância é beneficiar o mini e o pequeno produtor, pois sem a parceria do Governo com as cooperativas, os produtores não teriam acesso aos tanques. Para a cooperativa, esse leite é matéria-prima de qualidade, já que a empresa busca os pequenos produtores, daí a necessidade dos resfriadores. É muito importante a participação do Governo para que haja essa parceria que beneficie os pequenos produtores", destacou Carnieli.
Nova Venécia também vai sediar o II Fórum de Mulheres Cooperativistas, nesta terça-feira, promovido pela Cooperativa de Laticínios Veneza com o objetivo de mostrar a importância da participação feminina para o desenvolvimento econômico da região.
Programa Leite Certo
Foto: Assessoria de Comunicação/Seag

A entrega do equipamento faz parte do programa Leite Certo consiste em uma consultoria técnica aos produtores, em suas propriedades, que receberão informações voltadas para o melhor desenvolvimento da produção como técnicas de pastagem, plantio, balanceamento de dietas para os animais além de traçar metas de produção individual por área. O programa ainda prevê que não haja mais necessidade de atravessadores, e com isso a produção passa a ser negociada diretamente com o comprador, reduzindo os custos finais.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

RECADASTRAMENTO IMOBILIÁRIO EM VILA PAVÃO

A Prefeitura Vila Pavão, está realizando um recadastramento imobiliário em todo o município.  A ação já vem sendo executada desde o início do mês de novembro e se estenderá até dezembro de 2012.  Durante o processo serão visitados todos os imóveis da cidade a fim de realização de medições e coletas de dados para corrigir eventuais divergências que possam existir no atual cadastro imobiliário. Além dessas informações, também está sendo realizado um completo levantamento sobre as infraestruturas disponíveis nos bairros e povoados, tais como, calçamento, saneamento básico, fornecimento de água e iluminação pública para futuros investimentos.
Os trabalhos estão sendo realizados pelos servidores do NAC – Núcleo de Atendimento ao Contribuinte e será dividido em duas etapas sendo que na primeira fase compreenderá os patrimônios de Todos os Santos, Praça Rica, Conceição do XV e Todos os Anjos, e já na segunda a ser realizada em 2012 compreenderá imóveis da sede da cidade.
Segundo o Prefeito Ivan Lauer, “a importância do cadastro imobiliário para o município é que além de atender a política de arrecadação tributária, propicia a criação de um banco de dados contendo informações que poderão ser utilizadas para planejamento das ações da administração municipal na ocupação e controle do solo urbano, localização dos equipamentos públicos, além de atuações de desenvolvimento referente a serviços públicos como, por exemplo, água, esgoto, coleta de lixo, saúde, esporte, lazer, educação e obras”.
O prefeito Ivan Lauer disse ainda, que para o sucesso dessa ação é necessário à colaboração da população e que qualquer dúvida do cidadão pavoense será esclarecido pelo NAC - Núcleo de Atendimento ao Contribuinte, através do telefone: (27) 3753-1159.
Atualmente Vila Pavão conta com aproximadamente 1.500 imóveis registrados na prefeitura, mas estima-se que o número possa ser 50% maior.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Prodest vai investir em softwares para aumentar segurança de sistemas hospedados no Data Center

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) vai investir na aquisição de licenças de programas para aumentar o nível de segurança dos sistemas hospedados no Data Center do Estado. Para isso, iniciou duas licitações na modalidade pregão eletrônico.
Uma delas é para a compra do software Red Hat Enterprise Linux. A outra é para a aquisição do Citrix Presentation Server. A estimativa é que seja investido, aproximadamente, R$ 1,4 milhão para a autarquia obter a licença desses programas.
Na avaliação do presidente do Prodest, Paulo Henrique Rabelo Coutinho, as aquisições farão com que o Instituto melhore a qualidade dos serviços prestados aos órgãos estaduais. “É fundamental que trabalhemos com ferramentas que ajudem a aumentar o nível de disponibilidade dos sistemas corporativos do Governo do Estado”, enfatiza.
Para participar dos processos licitatórios, é necessário estar cadastrado no Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga). Nas duas licitações, a apresentação das propostas poderá ser feita no período de 29 de novembro a 1º de dezembro. Neste dia, haverá a avaliação das ofertas para a aquisição dos softwares. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail pregao@prodest.es.gov.br.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

COPA A GAZETINHA

Finais que decidirão os campeões da Fase Regional serão no dia 3

A coordenação da 36ª Copa A Gazetinha divulgou esta semana mudança nos jogos finais da fase regional do certame. As partidas que antes seriam realizadas em São Gabriel da Palha, nos dias 19 e 20 de novembro, foram transferidas devido a fortes chuvas. Agora, os confrontos serão realizados em Nova Venécia, no dia 3 de dezembro.
O time da casa estará presente nas finais em três categorias: Sub11; Sub-13 e Sub-15, lutando pelo Bi Campeonato da competição, já que em 2010 foi campeã nas três categorias.
O treinamento das equipes está sob a batuta da Prefeitura de Nova Venécia, através da Secretaria dos Esportes. Os professores que realizam excelente trabalho na pasta são: Régis Masarin, Juliano Tigrão, Francisco Campos (Chiquinho), Magno de Deus e José Inoch.
Equipe sub 13, de Nova Venécia

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Campanha contra a dengue é lançada em Vila Pavão


A prefeitura de Vila Pavão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, numa parceria com o comércio e escolas, promoveu na manhã desta segunda-feira, 21, passeata pelo centro da cidade, tendo como objetivo alertar as famílias pavoenses das ações previstas na campanha de orientação quanto à prevenção e assistência da dengue. Durante a caminhada, os manifestantes exibiram faixas, cartazes e gritos de ordem, chamando a atenção para a necessidade da promoção de atividades de controle da doença, com destaque especial à eliminação de criadouros do Aedes aegypti.
Para o coordenador do setor da Vigilância Ambiental em Saúde, Alcimar Teixeira Lage, o objetivo é mobilizar os pavoenses no combate à dengue, cuidando do local onde moram e manter o município sem casos positivos da doença. "Em virtude das intervenções realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, em 2011 não tivemos nenhum caso positivo de dengue. Apenas dois casos foram detectados como suspeitos e que, após análises, apresentaram resultados negativos", comemora Lage.
"Se cada um se responsabilizar e evitar focos da dengue em suas residências, o ciclo reprodutivo continuará interrompido, pois do ovo ao mosquito adulto são necessários aproximadamente 10 dias. A iniciativa ganha mais importância ainda nesta época do ano, que precede o verão, estação marcada por forte calor e chuvas - condições climáticas ideais para o desenvolvimento do vetor. Caso algum morador localize focos do mosquito da dengue, deve entrar em contato, imediatamente, com o setor de Vigilância Ambiental em Saúde, pelo telefone 3753-1053", alerta o secretário municipal de Saúde, Geraldo Simonassi.
De acordo com o prefeito Ivan Lauer, o ótimo resultado obtido no controle da dengue no município passa pela participação decisiva das famílias e, principalmente, pelo eficiente serviço prestado pela equipe da prefeitura. "Temos que comemorar esse resultado de passar um ano sem nenhum caso positivo de dengue. Isso comprova que os servidores públicos do município prestam serviço de qualidade, com importantes ações de prevenção, que vem garantindo a não proliferação da doença", salienta Lauer.
- A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue. Em nosso país, as condições socioambientais favoráveis à expansão do Aedes aegypti possibilitaram a dispersão do vetor desde sua reintrodução em 1976 e o avanço da doença.

 
Em 2011 o município não registrou nenhum caso positivo da doença

domingo, 20 de novembro de 2011

Artesãos capixabas podem se inscrever no Prêmio Sebrae TOP 100 até 30 de novembro


Esta é a 3ª edição da premiação, que reúne as cem melhores do país na produção de artesanato. Os interessados têm até o dia 30 de novembro para se inscrever pelo site http://www.top100.sebrae.com.br/


Da Redação (Sebrae) - Cooperativas e grupos de artesanato capixabas já podem se preparar, pois em breve terão a chance de ter o seu trabalho valorizado e inserido na lista dos cem melhores do Brasil. Acontece no próximo ano a 3ª edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. A premiação, que acontece em todo o país, analisa o processo de gestão e revela a qualidade e a competitividade de diversos grupos do artesanato brasileiros.
Os interessados tem até o dia 30 de novembro para se inscrever. Podem participar da competição empreendedores individuais, associações, micro e pequenas empresas, cooperativas e grupos de produção artesanal.
Na primeira edição, realizada em 2006, o artesanato capixaba, por meio do Sebrae no Espírito Santo classificou seis unidades produtivas: Gibarbosa Presentes e Artesanatos, Associação dos Artesãos de São Mateus – AAMA, Oficina Escola de Mármore e Granito, D’Barro, Artecana, ArtESanto e Paneleiras de Goiabeiras.
Já na segunda edição do Prêmio, em 2009, o Núcleo de Artesanato de Taboa de Anchieta – Naboa ficou classificado entre as 100 unidades produtivas mais competitivas do Brasil.
Onze critérios serão analisados na premiação, são eles: inovação, adequação dos produtos ao mercado, estrutura de marketing e divulgação, grau de qualidade percebida, e adequação ambiental e cultural.
A premiação está prevista para acontecer em agosto de 2012. Os vencedores poderão expor seus produtos em quatro eventos nacionais, utilizar o selo TOP 100 de Artesanato até o final de 2014 e fazer a divulgação de três produtos nos sites do Sebrae Nacional e de sua região.
A analista da Unidade de Atendimento ao Turismo e Cultura do Sebrae ES Izolina Passos comenta sobre a importância da premiação. "O Sebrae ES, ao lado dos artesãos do nosso Estado, pretende esse ano bater o recorde de inscriçoes no Prêmio, que é um grande incentivo para a cultura e o artesanato locais. Além disso, é o reconhecimento para o profissionalismo do artesão capixaba e uma oportunidade para ampliar seu mercado. Esperamos que eles representem o Espírito Santo na lista das 100 melhores empresas de artesanato do Brasil".
Os interessados podem se inscrever pelo site http://www.top100.sebrae.com.br/InscrevaSe/


sábado, 19 de novembro de 2011

Cursistas do NTM, em Nova Venécia, recebem certificado

A noite de quinta-feira, 17, foi de festa para os 166 professores da rede municipal de ensino de Nova Venécia que desde julho passado estavam participando dos cursos de Introdução à Educação Digital e Tecnologia na Educação ‘Ensinando e Aprendendo com as TIC".
Em cerimônia realizada na Cãmara de Vereadores, os docentes receberam o certificado de conclusão dos cursos promovidos pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Núcleo de Tecnologia de Informação (NTM).
Na mesa de autoridades, o vice-prefeito Antônio Ambrosino, o presidente da Câmara, Flamínio Grilo, além da Secretária de Educação, Luzia Nila Lavanhole, do vereador Otamir Carloni, da coordenadora pedagógica, Suely Rosa da Silva, da coordenadora do NTM, Édma Carnieli, entre outros.
Para a Secretária de Educação de Nova Venécia, Luzia Nila Lavanhole, a atuação do NPM em oferecer cursos para os professores está revolucionando o processo de ensino no município. "O computador sozinho não traz nenhum avanço e só se transforma numa importante ferramenta da educação quando os professores são capacitados ".
O NTM de Nova Venécia é um dos quatro existentes no Estado e é considerado referência na região. O Núcleo trabalha com a formação continuada dos professores e de outros agentes educacionais para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação, disponibilizando conteúdos e recursos educacionais multimídias digitais.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Prefeitura de Vila Pavão constrói 14 pontes com blocos de granito

O período de chuvas é muito importante para o desenvolvimento rural dos municípios, mas também é impiedoso para quem mora na zona rural, pois algumas áreas ficam prejudicadas, com as estradas intransitáveis, impedindo o tráfego de veículos.
Para minimizar os problemas causados pelas chuvas, a Prefeitura de Vila Pavão, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Serviços Urbanos, tem investido em ações constantes e inovadoras para garantir o acesso dos motoristas e transporte da produção agrícola.
De acordo com os responsáveis pela Secretaria, Ivanir Pionti e Mazinho Bichi, o trabalho desenvolvido no melhoramento da infraestrutura do interior tem dado resultado positivo, com custo baixo para os cofres do município. "É um conjunto de ações que engloba a construção de bueiros, a manutenção das estradas vicinais, além da grande novidade implantada nesta administração, que é construção de 14 pontes com blocos de granito. Para atender as reivindicações das comunidades faltam somente três pontes, que já estão sendo providenciadas", informa Pionti.
Para o prefeito Ivan Lauer (PMDB) a construção de pontes com blocos de granito é um projeto que deu certo e tem sido concretizado graças à parceria com as empresas Todos os Anjos Mineração (Grupo Andrade), Brasil Quarries, SGG Mineração, Margramar Mineração, CID Mineração, Mineração Luzilândia, MS Mineração e Torgran Mineração, que atuam em Vila Pavão. "Agradecemos o apoio recebido das empresas, pois suas máquinas e funcionários têm facilitado a realização das obras e garantido grande economia para os cofres públicos", enfatiza Lauer.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Vila Pavão recebe show musical nesta sexta-feira

Com entrada gratuita, nesta sexta-feira, dia 18, a partir das 19 horas, no auditório da Escola "Prof. Ana Portela de Sá", estará acontecendo show musical com os artistas Fabiano Araujo, Wanderson Lopez e Edu Szajnbrum, que apresentarão músicas para todos os gostos, com destaque para MPB, jazz moderno, erudita contemporâneo, entre outros.
O evento faz parte da caravana de espetáculos realizada pelo Estado, o "Circulação Cultural", projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que é formada por 15 grupos musicais e 10 de artes cênicas, premiados pelos editais de incentivo da Secult.
O ‘Circulação Cultural’ está em seu quarto ano. O esforço conjunto entre a equipe da Secult, os artistas e gestores culturais envolvidos permitiu, desde o início da ação, a realização de 400 apresentações em mais de 60 municípios, atingindo ao todo um público de 60 mil pessoas.
A meta este ano é percorrer todos os 78 municípios do Estado. A programação, para o período de agosto a dezembro, foi elaborada levando em conta a agenda dos artistas e a solicitação dos municípios, de modo a atender ao maior número possível de cidades e todas as regiões do Espírito Santo. As apresentações são realizadas simultaneamente em locais diferentes, preferencialmente nas sextas e sábados.
"O projeto é um importante instrumento para ofertar cultura para a população capixaba, além de contribuir para o fortalecimento do mercado de trabalho artístico e promoção do intercâmbio cultural. Esperamos um grande público para prestigiar mais este evento cultural em nosso município", declara o secretário municipal de Cultura de Vila Pavão, Jorge Kuster Jacob.

Copa do Mundo terá impacto positivo para 83% das empresas da construção

O instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies) apurou que a Copa do Mundo de 2014 trará impactos positivos para o setor da construção civil, segundo 83,3% das empresas do setor. Os dados são da "Sondagem Especial Indústria da Construção - Copa do Mundo 2014", realizada pela entidade. Ainda segundo o estudo, 8% das empresas acreditam que haverá impacto negativo causado pelo evento, e 8% estimam que o setor não sofrerá qualquer alteração.
De acordo com a pesquisa, 39% das empresas entrevistadas acham que a Copa trará benefícios para a própria empresa. Dessas, 89% acreditam no aumento das obras e dos serviços e 37,5% declararam que já estão sentindo melhoras em seus negócios.
Entre os principais gargalos, os empresários da indústria da construção no estado destacaram a falta ou alto custo da mão de obra (73,9% das empresas). Em seguida aparecem como principais dificuldades a burocracia do processo licitatório e a elevada tributação (ambos com 39,1%), a falta ou alto custo da matéria prima (34,8%), o prazo curto para o término da obra ou serviço (30,4%), e a falta ou alto custo de financiamento (26,1%).

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Câmara de Vila Pavão devolve dinheiro


A Câmara de Vereadores de Vila Pavão acaba de devolver cerca de R$ 10 mil para a prefeitura. Na boca do povo perguntas que não querem calar: é a primeira vez que "sobra" dinheiro ? Esta devolução continuará sendo efetuada? E até quando?
Vale ressaltar que Tribuna do Pavão já há algum tempo vem cobrando esta prestação de contas, tanto através das páginas deste Jornal quanto do Blog do Malta. Afinal, nosso papel é fiscalizar. Com a palavra o presidente da Câmara, vereador Arnaldo Grünivald! Seu espaço continua reservado!
E por falar em fiscalização, anda circulando a boca miúda outra pergunta: onde estão sendo "guardados" os carros da Câmara de Vereadores nos sábados, domingos e feriados? Quem souber, favor entrar em contato com a nossa redação (27) 9978-1449 ou contato@tribunadopavao.com 
É bom sempre lembrar que lugar de carro oficial, não estando em serviço, é na garagem da Câmara ou da Prefeitura!
Concordam?

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Alunos pavoenses desenvolvem Projeto Cores da Terra

Os alunos do Centro Municipal de Educação Agroecológica "Agostinho Batista Veloso", de Vila Pavão, coordenados pelas professoras Vágna Oliveira Felisberto e Mônica Rodor, estão desenvolvendo o Projeto "CORES DA TERRA", que ensina uma técnica simples de pintura, com atividades escolares de 2 a 4 horas semanais, iniciadas no mês de abril deste ano.
Trazido pelo Incaper e desenvolvido pela Universidade Federal de Viçosa desde 2007, por meio da equipe do Prof. Anôr Fiorini de Carvalho, o projeto ‘Cores da Terra’ ensina uma técnica simples, criativa e sustentável, cuja matéria-prima utilizada é a terra seca de várias tonalidades. Quando misturada com os ingredientes água, cola e pigmento de plantas (urucum, açafrão, sumo de folhas (couve, taioba...), pó de café, carvão, beterraba, etc...), resulta em tintas de cores e tons variados. O material não é tóxico e tem por finalidade produzir tinta ecologicamente correta, de valor acessível e cores miscíveis entre si, além de revelar toda a beleza do colorido que a natureza oferece.
"O projeto é um sucesso entre os alunos e tem como objetivo desenvolver o conhecimento pelas produções da "Arte", fazendo-os reconhecer a pesquisa como fonte de prazer, estimulando a sua curiosidade nas descobertas e criatividade no processo de produção, além de resgatar a cultura e costumes dos nossos antepassados; aperfeiçoar o uso tradicional do barro em outras técnicas; descobrir as cores da terra e produzir tintas naturais não tóxicas de baixo custo para uso diversificado em telas, cerâmicas, residências, entre outros", explica Maria Aparecida Pena, diretora do CMEA.
Tinta com cola branca – Ingredientes: 4 kg ou 1 galão de terra seca, 1,5 kg de cola branca (cola de madeira) e 4 litros de água.
Modo de preparar - Coloque a água e a terra em uma lata e bata com uma furadeira elétrica com adaptador; adicione a cola ao creme de terra e volte a bater bem (quanto mais batida, melhor a consistência). Caso a tinta fique muito grossa ou muito rala (isso depende do tipo de terra) poderão ser adicionados mais ou menos ingredientes.
Tinta com cola branca, cal de pintura e óleo de linhaça – Ingredientes: 4 kg ou 1 galão de terra seca, 1,5 kg de cola branca (cola de madeira), 1 kg de cal de pintura, 75 ml de óleo de linhaça.
Modo de preparar - Dissolva o óleo de linhaça e a cal em 1 litro de água para produzir um creme. Depois dissolva a terra e a cola branca em 3 litros de água, produzindo um creme de terra. Para finalizar, misturar o creme de cal ao creme de terra e bater bem.
Outras informações - Antes de receber a tinta, a parede deve estar "in natura" limpa e seca. Após a primeira demão, esperar secar por 3 horas, antes de aplicar outras demãos, se necessárias.
A tinta feita somente com cola branca cria uma camada que impermeabiliza a parede e, se houver umidade, a água não evapora e pode formar bolhas e crostas. A cal, acrescentada à tinta, faz com que a camada fique mais porosa, permitindo a transpiração da parede. O óleo de linhaça é secante e contribui para aumentar a durabilidade da tinta.

domingo, 13 de novembro de 2011

Prorrogadas as inscrições para o concurso de soldado da PM


Os interessados em se inscrever para o Concurso Público do Curso de Formação de Soldados (CFSD/2011) da Polícia Militar terão um prazo maior. As inscrições foram prorrogadas até o dia 21 de novembro e podem ser feitas somente pela internet, no site http://www.exatuspr.com.br/ . O valor é de R$ 39,50
Já o resultado dos pedidos de isenção de taxa será divulgado até o dia 17 de novembro nos endereços eletrônicos http://www.exatuspr.com.br/ e http://www.pm.es.gov.br/
O edital com 650 vagas foi divulgado no Diário Oficial do Estado no dia 10 de outubro, e também pode ser acessado pelo site http://www.pm.es.gov.br/ 
Para participar da seleção, os candidatos precisam ter 18 anos na data da matrícula e, no máximo, 28 anos no primeiro dia de inscrição. Altura mínima de 1,65 metro para o sexo masculino e 1,60 metro para o sexo feminino, possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir na categoria B e ter concluído o ensino médio.
O concurso será feito em sete etapas, sendo a última o Curso de Formação, com duração de até nove meses. O subsídio bruto enquanto aluno é de R$ 1.023,32, que depois de formado passará a R$ 2.421,76.
A primeira etapa, que será a prova objetiva executada pela Exatus Promotores de Eventos e Consultoria, classificará os 1.300 primeiros colocados. A prova será de Português e Matemática.
A segunda etapa será o Teste de Avaliação Física (TAF), com os exercícios de teste dinâmico de barra, abdominal remador e corrida, 3.200 metros para homens, e para mulheres, 2.800 metros.
O candidato deverá, no ato da inscrição, optar entre Cachoeiro de Itapemirim, Linhares e Vitória como localidade de realização da primeira etapa, que será a prova objetiva. Após efetivação da inscrição, não será aceito pedido de alteração dessa opção.
A prova objetiva que terá duração de 3h30min está prevista para ser aplicada no dia 11 de dezembro, à tarde. O resultado dessa etapa deve sair no dia 27 de dezembro deste ano.

sábado, 12 de novembro de 2011

Vila Pavão na luta pelos royalties do petróleo


Uma comitiva formada por aproximadamente 100 pavoenses, liderada pelo prefeito Ivan Lauer (PMDB), engrossou as fileiras de milhares de pessoas que compareceram à Praça dos Namorados, em Vitória, no ato público contra as novas regras de distribuição dos royalties provenientes do petróleo. O evento, realizado na quinta-feira, dia 10, começou às 14 h e terminou por volta das 18h, com shows dos cantores Dudu Nobre e Gabriel Pensador.
De acordo com o subsecretário da Casa Civil do Governo de Estado, Walter Rodrigues de Paula o número de pessoas que prestigiaram o evento passou da expectativa da coordenação. "A estimativa da Polícia Militar era de que 10 mil pessoas pudessem estar aqui, mas esse número foi bem maior, já que muitas caravanas de municípios do interior estiveram presentes. Nós contabilizamos 178 ônibus e somamos 25 mil presentes", contou Walter.
O palanque estava lotado de representantes de sindicatos, prefeitos, secretários de estado, deputados e senadores, que defenderam a permanência dos recursos dos royalties para o Espírito Santo e demais estados produtores. Os capixabas que acompanharam os discursos aplaudiam o que ouviam com faixas e cartazes de apoio ao movimento, que também aconteceu no Rio de Janeiro. De acordo com o governador Renato Casagrande, o Espírito Santo deve perder R$ 500 milhões somente em 2012 e R$ 3 bilhões até 2015, caso o projeto não seja vetado.
Os royalties são uma compensação em dinheiro que o estado recebe pela exportação de petróleo e essa quantia pode ser investida na educação, saúde ou segurança pública, por exemplo.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Artesão pavoense produz cestos de papel

A produção de cestos coloridos, feitos com papel, é a mais nova opção de trabalho e renda apresentada pelo artesanato de Vila Pavão.
No ano passado, Eleosipo Moreira Lopes, 60 anos, casado com Alda Rossim Lopes, 4 filhos, começou a confeccionar cestos com pedaços de papel e o sucesso foi tanto que o artesão passou a comercializar sua produção para as famílias pavoenses e nas feiras artesanais em Vitória, Barra de São Francisco e outros municípios da região. O trabalho requer muita habilidade nas mãos e paciência, virtudes que sobram no artesão.
O material utilizado na confecção das cestas são pedaços de papel variados, com destaque para os "santinhos" de candidatos, recolhidos em época de eleições. "Quando termina uma campanha eleitoral recolho todo material dos candidatos, que têm boa qualidade e não geram custo na confecção das cestas", explica Eleosipo.
As cestas custam em média de R$5,00 a R$20,00 (feitas com santinhos) e R$30,00 (com papel colorido). Os interessados podem conhecer e adquirir o material expostos na Secretaria Municipal de Cultura e na residência do Eleosipo Moreira Lopes, situada à Rua Germano Linhares, sn, Centro, Vila Pavão – ES.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Senado aprova mudanças na Lei Seca


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta (9), em caráter terminativo, projeto de lei de autoria do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) que altera a Lei Seca para criar outras maneiras de incriminar o infrator, além do bafômetro. A proposta prevê tolerância zero para a presença de álcool no organismo do motorista e aumenta para até 16 anos de detenção a penalidade para quem estiver alcoolizado ao volante e provocar acidente com morte.
Como foi aprovado em caráter terminativo, o projeto vai agora para a Câmara dos Deputados, sem a necessidade de ser submetido ao plenário do Senado.
O relator do projeto, senador Pedro Taques (PDT-MT), acatou duas emendas. A primeira exclui do texto do artigo primeiro a palavra "qualquer", sob o argumento de que ela não interfere no teor da proposta. A outra emenda, do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), tipifica as penalidades previstas na proposta original, para elevar para até 12 anos de detenção os motoristas que dirigirem embriagados e provocarem lesões gravíssimas e até 16 anos de cadeia para quem provocar morte dirigindo nas mesmas circunstâncias.
O senador Ricardo Ferraço comemorou a decisão do Senado. Segundo disse, a aprovação do seu projeto é uma vitória da sociedade e uma maneira de acabar com o sentimento de impunidade que passou a vigorar depois que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou que ninguém é obrigado a fornecer prova contra si, numa referência ao bafômetro.
"A Lei Seca reduziu a quantidade de acidentes no Brasil, mas o entendimento do STJ trouxe de volta o sentimento de impunidade, uma vez que desobrigou os motoristas de soprarem o bafômetro. Com o novo texto da Lei, ficam criadas outras formas de incriminar os motoristas que dirigirem embriagados, assim como aumenta as penalidades da lei. As pessoas terão de pensar duas vezes antes de dirigir embriagadas", disse.
O senador Ferraço lembrou que o trânsito brasileiro mata 2,5 vezes mais do que o dos Estados Unidos, e 3,7 vezes mais do que o da União Européia. Em algumas localidades, o consumo de álcool chega a ser responsável por até 40% dos acidentes.
Segundo ele, o mais preocupante é que grande parte desses acidentes vitimam os jovens, "parcela da população que poderia dar grande contribuição ao país", disse. O aumento de mortes de jovens que era em torno de 6 mil em 1998 passou para perto de 9 mil em 2008 (últimos dados oficiais), segundo o Mapa da Violência 2011 elaborado pelo Ministério da Justiça em parceria com o Instituto Sangari. Em 1998, de cada 100 mil jovens 20,9 morriam em conseqüência dos acidentes de carro, em 2008 o número dos que perdiam a vida já era de 25 por 100 mil.
Outros estudos mostram que apesar da vigência da Lei Seca, o número global de mortos no ano passado chegou a 40 mil. O senador disse ainda que os prejuízos econômicos são "incalculáveis". Segundo ele, os acidentes de trânsito foram responsáveis por 145.920 internações em 2010. Já os gastos do INSS com pensões, aposentadorias, licenças e outras, chega a R$8 bilhões anuais.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Royalties: Nova Venécia presente na manifestação desta quinta, 10

O Espírito Santo – um dos grandes produtores de petróleo do país estará de mãos dadas nesta quinta-feira, 10, a partir das 14 horas, na Praça dos Namorados, na Praia do Canto, em Vitória.
Representantes dos 78 municípios do Estado estarão reunidos em manifestação contra as perdas oriundas dos royalties do petróleo (saiba o que é no quadro abaixo), que em 2012 – caso a nova proposta de partilha seja aprovada - podem chegar a R$ 500 milhões e a R$ 3,4 bilhões até 2015.
Nova Venécia, através da Prefeitura, Sindicatos e Cooperativa enviará representantes para reforçar o coro contra uma possível aprovação pela Câmara dos Deputados, do Projeto Substitutivo de Lei (PSL) do senador Vital do Rego (PMDB-PB), já aprovado no Senado, que prevê um novo modelo de distribuição dos royalties entre os Estados.
A manifestação também ocorrerá no Rio de Janeiro. A intenção do Comitê em Defesa do Espírito Santo, organizador do ato, é chamar a atenção da sociedade e das autoridades sobre as perdas que poderão comprometer as receitas do Espírito Santo.
Os Estados produtores terão as maiores perdas em arrecadação com a Participação Especial (PE), especialmente Rio de Janeiro e Espírito Santo, que recebem 40% desses recursos e passarão a receber 34% em 2012, caindo gradualmente até 2018, quando o percentual passará a ser de 20%.
Esse valor permaneceria até 2020. Os municípios produtores, que hoje possuem 10% dos recursos da PE, terão 5% a partir de 2012, percentual que será mantido até 2018. Em 2019, cairá para 4%.
A parte que cabe ao Governo Federal na Participação Especial (PE) paga pela exploração do petróleo no mar, pelo modelo de concessão, cairá de 50% para 42% em 2012, com recomposição gradativa até 2016, quando chegará a 46%, índice a ser mantido até 2020.
O que é Royaltie - Royalty ou royaltie é uma palavra de origem inglesa derivada da palavra "royal" que significa aquilo que pertence ou é relativo ao Rei, monarca ou nobre, podendo ser usada também para se referir á realeza ou nobreza. Seu plural é royalties.
Na antiguidade, royalties eram os valores pagos por terceiros ao rei ou nobre, como compensação pela extração de recursos naturais existentes em suas terras, como madeira, água, recursos minerais ou outros recursos naturais, incluindo, muitas vezes, a caça e pesca, ou ainda, pelo uso de bens de propriedade do rei, como pontes ou moinhos.
Na atualidade, royaltie é o termo utilizado para designar a importância paga ao detentor ou proprietário ou um território, recurso natural, produto, marca, patente de produto, processo de produção, ou obra original, pelos direitos de exploração, uso, distribuição ou comercialização do referido produto ou tecnologia. Os detentores ou proprietários recebem porcentagens geralmente pré-fixadas das vendas finais ou dos lucros obtidos por aquele que extrai o recurso natural, ou fabrica e comercializa um produto ou tecnologia, assim como o concurso de suas marcas ou dos lucros obtidos com essas operações. O proprietário em questão pode ser uma pessoa física, uma empresa ou o próprio Estado.

Mobilização por ato em defesa dos royalties ganha as ruas

A campanha de mobilização da população do Espírito Santo em defesa da manutenção dos royalties do petróleo ganhou mais um reforço quando foram instaladas em Vitória e Vila Velha placas chamando para a grande manifestação do dia 10, às 14 horas, na Praça dos Namorados, na Capital. As placas estão na Praia de Camburi, na Praça dos Namorados, em Vitoria, e na Praia da Costa, em Vila Velha. Nos próximos dias, os prédios do Governo também receberão faixas com o símbolo dos royalties, reforçando a comunicação visual.
Artistas e atletas capixabas aderiram à mobilização, e em vídeos no portal http://www.es.gov.br/site/home/index.aspx e nas redes sociais estão convocando a população a participar do ato público na Praça dos Namorados. Os 78 prefeitos do Espírito Santo também atenderam ao apelo do governador Renato Casagrande e estão se articulando para que a população de seus municípios participe da manifestação do dia 10.
Quem quiser ajudar na mobilização pode acessar a Fan Page dos Royalties, deixando sua mensagem, ou divulgando o conteúdo disponível. Há ainda o blog www.direitoepraserrespeitado.es.gov.br. Os que quiserem participar podem escrever um artigo e enviar para o email midiaeletronica@secom.es.gov.br, que ele será publicado no blog.
A manifestação da população capixaba é organizada pelo Comitê Em Defesa do ES, composto por políticos, empresários, trabalhadores e sociedade civil organizada. O comitê foi criado para sensibilizar a população sobre os prejuízos da aprovação, no Congresso Nacional, de uma nova forma de partilhar os recursos gerados pela exploração do petróleo entre Estados e municípios, produtores ou não.

Uma projeção feita pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento mostrou que, se for mantida a regra aprovada no dia 19 de outubro no Senado, o Espírito Santo sofrerá uma perda de receita de R$ 3,5 bilhões até o ano de 2015, o que cria dificuldades para o Estado e poderá prejudicar os investimentos do Governo do ES para 2012.
O projeto sobre a nova distribuição dos royalties, de autoria do senador Vital do Rêgo (PB), acarreta grandes perdas em arrecadação para os Estados produtores de petróleo, especialmente Espírito Santo e Rio de Janeiro, que recebem 40% desses recursos e passarão a receber 34% em 2012, caindo gradualmente até 2018, quando o percentual passará a ser de 20%.
O Governo do Estado também apresentou uma projeção das perdas por município que, somadas, chegam aos R$ 254.227.000,00 apenas em 2011, caso a nova proposta seja mantida. Já a parte que cabe ao Governo Federal na Participação Especial paga pela exploração do petróleo no mar, pelo modelo de concessão, cairá de 50% para 42% em 2012, com recomposição gradativa até 2016, quando chegará aos 46%, mantidos até 2020.
Apoio ao ES
Em seu trabalho de articulação para que o Espírito Santo não seja prejudicado na partilha dos royalties, apoiado pelos deputados e senadores capixabas, o governador Renato Casagrande já conseguiu importantes adesões, como o do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que ainda não possui grandes níveis de produção de petróleo, mas que poderá receber uma grande parcela da receita da exploração do produto, e do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia.
O governador quer que a presidente Dilma Roussef cumpra o compromisso com o Espírito Santo, da preservação dos contratos já feitos na exploração do petróleo, para que o Estado não seja prejudicado. Casagrande não descarta levar a questão ao Supremo Tribunal Federa, caso não haja uma melhoria nos percentuais destinados aos Estados e municípios produtores.

Os royalties são uma das formas mais antigas de pagamento de direitos. No caso brasileiro, os royalties do petróleo são uma compensação financeira pelas demandas sociais e de infraestrutura e pelos riscos ambientais provocados nos Estados com a exploração do produto. São pagos pelas empresas que produzem petróleo e gás natural e representam uma remuneração à sociedade pela exploração desses recursos, que são limitados e não renováveis.
O Espírito Santo é o segundo maior produtor de petróleo e gás do Brasil desde 2006. Atualmente, a média de produção é de 350mil barris por dia, com expectativa de alcançar os 400 mil barris por dia até o final deste ano.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Vila Pavão vai participar de mobilização por ato em defesa dos Royalties


O prefeito de Vila Pavão, Ivan Lauer, já está mobilizando a comunidade pavoense para participar da campanha da população do Espírito Santo em defesa da manutenção dos royalties do petróleo.
A manifestação acontecerá na próxima quinta-feira, dia 10, às 14 horas, na Praça dos Namorados, na Capital. Artistas e atletas capixabas aderiram à mobilização, e em vídeos no portal http://www.es.gov.br/site/home/index.aspx e nas redes sociais estão convocando a população a participar do ato público na Praça dos Namorados. Os 78 prefeitos do Espírito Santo também atenderam ao apelo do governador Renato Casagrande e estão se articulando para que a população de seus municípios participe da manifestação.
"Estamos convocando a população pavoense para estar junto conosco nesta manifestação que, com certeza, vai fortalecer o movimento pela luta do cumprimento do direito dos royalties do petróleo para o Estado produtor. Os ônibus vão sair às 8 horas, do dia 10, em frente à prefeitura", convida o prefeito.
A manifestação da população capixaba é organizada pelo Comitê Em Defesa do ES, composto por políticos, empresários, trabalhadores e sociedade civil organizada. O comitê foi criado para sensibilizar a população sobre os prejuízos da aprovação, no Congresso Nacional, de uma nova forma de partilhar os recursos gerados pela exploração do petróleo entre Estados e municípios, produtores ou não.
Investimentos comprometidos
Uma projeção feita pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento mostrou que, se for mantida a regra aprovada no dia 19 de outubro no Senado, o Espírito Santo sofrerá uma perda de receita de R$ 3,5 bilhões até o ano de 2015, o que cria dificuldades para o Estado e poderá prejudicar os investimentos do Governo do ES para 2012.

Saiba quanto seu município poderá perder, caso o projeto do senador Vital do Rêgo seja aprovado


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Mobilização pelos Royalties no dia 10 em Vitória vai ter artistas locais e nacionais

A manifestação em defesa dos royalties do petróleo vai contar com grandes nomes artísticos capixabas e nacionais, além dos nossos craques do esporte, que aderiram à causa e marcam presença na próxima quinta-feira, dia 10, a partir das 14 horas, na Praça dos Namorados, em Vitória.
O evento foi planejado pelo Comitê Em Defesa do ES, que é composto por representantes do Governo do Estado, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores, empresários, ONGs, sindicatos, federações, movimentos populares, associações de moradores e representantes de classes e da sociedade em geral.
A proposta é reunir pelo menos 10 mil pessoas, num grande ato público para chamar a atenção dos brasileiros e autoridades nacionais para os efeitos negativos que uma possível mudança na distribuição dos recursos do petróleo poderá acarretar às receitas dos estados e municípios produtores, como no caso do Projeto de Lei Substitutivo do senador paraibano Vital do Rego (PMDB). No mesmo dia, o Estado do Rio de Janeiro, principal aliado do Espírito Santo, promove encontro semelhante.
Artistas e atletas
Já confirmaram presença no evento da próxima quinta-feira (10) os cantores nacionais Dudu Nobre e Gabriel o Pensador. Os capixabas Alexandre Lima, Renato Casanova, Carlos Papel, Chico Lessa, Rogerinho do Cavaco, Vera da Matta, Michel (Zémaria), Elaine Rowena, Paulo Sodré, Zé Antônio (Serelepe) e o pessoal do Forró Comichão, da Família Gam Hip Hop e Carne de Gato também participarão do ato.
O grupo Folgazões e o circo Miúdo, do teatro, o escritor Cecitônio Coelho e os astros do esporte no Espírito Santo Fábio Luiz (vôlei de praia), Burú (futebol de areia) e Frank Brown (vôo livre) já avisaram que darão o seu recado para os capixabas na mobilização em defesa dos royalties, a partir das 14 horas.
Outras ações
Durante esta semana que antecede o ato público do dia 10 de novembro, o Comitê Em defesa do ES vai promover outras ações de mobilização para convocar os capixabas a fazer parte deste debate pela defesa dos interesses do Estado.
Haverá panfletagem em igrejas, escolas, faculdades e na Terceira Ponte. Placas serão colocadas ao longo da Praia de Camburi, em Vitória, e da Praia da Costa, em Vila Velha. Os ônibus do sistema Transcol vão receber cartazes convidando para o evento e os capixabas também serão convocados por meio de campanhas de rádio, TV e nos jornais.

domingo, 6 de novembro de 2011

"DIA DO RADIALISTA' - 07 de Novembro

Nova Venécia sedia Exposição de Orquídeas


Tudo pronto para mais um evento em Nova Venécia. A ação da vez será a 7ª Exposição de Orquídeas, que acontece no Centro Comunitário São Marcos.
A exposição começa no dia 11 de novembro, das 19 às 22 horas. No dia 12, das 8 às 22 horas e fechando, no dia 13 também das 8 às 22 horas.
Haverá grande exposição de orquídeas congregando expositores de toda a Região Norte e Centro Norte mostrando a beleza e a multiplicidade da flora Brasileira aliado a eventos culturais da cidade.
A organização está a cargo da equipe do Núcleo de Orquidofolia Pedra do Elefante e conta com total apoio e patrocínio da Prefeitura de Nova Venécia, através das Secretarias de Meio Ambiente; Educação; Cultura e Turismo e dos Esportes.

sábado, 5 de novembro de 2011

Nova Venécia continua entre os municípios com baixo índice de violência no Estado

Do lado ruim, Pinheiros lidera o ranking

Os números da violência continuam em alta no Espírito Santo. E os dez primeiros meses deste ano revelam que a violência definitivamente migrou para o interior.
Entre os 14 municípios mais violentos, 12 são do interior do Estado. Pinheiros e Pedro Canário, a exemplo do que aconteceu no primeiro semestre deste ano, seguem no topo da lista. Pinheiros registrou 26 homicídios, o que projeta uma taxa de 134 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes. Pedro Canário aparece na segunda posição com taxa de 100 homicídios/100 mil. (Confira na tabela abaixo da matéria).
De janeiro a outubro de 2011, a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) registrou 1.434 homicídios. Desse total, 897 (62%) assassinatos ocorreram na Grande Vitória e 537 (38%) no interior. Os números são semelhantes aos de 2010, confirmando a ascendência da curva da violência no interior. No ano passado, 64% dos homicídios foram registrados nos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória e 36% no interior.
Nos últimos anos, os prefeitos do interior vêm se queixando do abandono do Estado, que tem concentrando os investimentos na Grande Vitória, onde a violência causa maior impacto e chama mais atenção da opinião pública. Vitória, por ser a Capital, funciona como uma espécie de vitrine e consequentemente termômetro da violência, principalmente nas estatísticas nacionais, que consideram as taxas das capitais.
Se a distorção dos investimentos é flagrante entre os municípios da GV, é ainda mais escancarada com relação aos municípios do interior, que reclamam do abandono do Estado. Com efetivo de policiais civis e militares cada vez menor, as cidades do interior acabam se tornando alvos fáceis do crime organizado, que também já percebeu as deficiências do Estado e a vulnerabilidade do interior.
No primeiro semestre deste ano, quando Pinheiros liderava o topo da tabela com incríveis 122 homicídios por 100 mil, a reportagem alertava que o risco de ser assassinado no município era 12 vezes maior do que em São Paulo.
À época, o prefeito de Pinheiros, Antonio Carlos Machado, o Antonio da Emater (PSB), se queixava que o efetivo de policiais estava muito aquém da necessidade do município. "Temos cerca de 18 policiais fazendo o policiamento ostensivo. É muito pouco", reclamou. No município mais violento do Estado, há um policial para cada 1.277 habitantes. Na Serra, o mais violento da GV, a média é de um PM para cada 1.000 habitantes. A ONU recomenda um policial para 250 habitantes.Delegacias fechadas - Mesmo com a segurança em colapso, há algumas semanas o secretário Herkenhoff iniciou um projeto-piloto que deixa os municípios do interior ainda mais vulneráveis à violência. De acordo com o novo projeto, delegacias de várias cidades do interior passariam a fechar nos dias úteis após as 18 horas e também aos sábados, domingos e feriados, alternando o atendimento para um município referência que concentraria o atendimento da região. Essa atitude foi muito criticada por especialistas, por causas mais do que óbvias.
Na contra-mão de tanta violência, Nova Venécia aparece bem nesse mapa, registrando baixos índices de criminalidade. Outros municípios aparecem com baixo índice também, mas não tem a envergadura de Nova Venécia, que figura como o 12ª município do Estado em número de habitantes. Os outros 11 são gigantes em população e os que vêm abaixo de Nova Venécia aparecem na estatística com grande número de crimes, como é o caso de Pinheiros, Pedro Canário, Baixo Guandu e outros.
Para o prefeito de Nova Venécia, Wilson Japonês, o ótimo resultado apresentado advém da identidade da população que se apresenta como um povo hospitaleiro e de um município que investe pesado num dos baluartes da sociedade, a educação.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Japonês participa da apresentação das novas instalações da Louis Dreyfus Commodities em Nova Venécia

O Prefeito de Nova Venécia, Wilson Japonês esteve na tarde desta segunda-feira, 31, na sede do Sítio São Benedito, situado no quilômetro 7 da Rodovia ES 220 que liga Nova Venécia a Vila Pavão. O local foi o escolhido pelos representantes da multinacional Louis Dreyfus Commodities (LDC) para apresentar o projeto que culminará com a construção da nova sede da empresa no município.
A LDC, que há 20 anos atua no mercado de café do Espírito Santo, construírá um armazém com capacidade de estocar 250 mil sacas do produto. O volume é cinco vezes maior que o da atual unidade da empresa no município. O número de estocagem é o mesmo apresentado pela empresa Autospan, outra gigante mundial do ramo de alimentos que se instalou nas imediações do Bairro Aeroporto recentemente.
Com investimentos acima de R$ 15 milhões, o armazém terá 11,5 mil metros quadrados de área construída, além de mil metros de área de apoio e uma grande capacidade de processamento de café. As obras, já iniciadas, devem ser concluídas em meados de 2012.
Além de Japonês estiveram no encontro outras autoridades e representantes de entidades da cidade. A diretoria da LDC reafirmou a importância estratégica da região para os negócios do grupo.
"Nova Venécia é uma das principais produtoras de café conilon do Espírito Santo, estado que lidera esse mercado no País", explica Octavio Pires, diretor de Supply Chain da divisão de café, da empresa. "Atuamos aqui desde 2005 por meio de nossa unidade comercial e de armazenagem, originando e comercializando café para o mercado interno e também para exportação", complementou.
Na ocasião, foram apontados os benefícios que a instalação de um novo armazém trará aos produtores de café e para a população da região em geral. Além da geração de empregos diretos, a obra contribuirá para a arrecadação de impostos e para o aquecimento da economia local em razão de novas parcerias com produtores e do fornecimento de insumos variados para a unidade.
A Louis Dreyfus Commodities já obteve, por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), todas as licenças ambientais necessárias para o início das obras. A empresa está definindo agora, junto ao Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES), um projeto para a construção de um trevo de acesso ao armazém na rodovia. Dessa maneira, a Rodovia ES-220 comportará, sem problemas, o aumento do tráfego gerado pela unidade.
Finalizando a cerimônia, Japonês lembrou em seu discurso que diretamente essas duas empresas irão gerar mais de 130 empregos no município. "Cada grande investimento que recebemos, quem sai ganhando é a população", completou.