quinta-feira, 6 de março de 2014

Zinco é importante aliado no tratamento de desidratação causada pela diarreia

 Kelly Casarin (kellycasarin@textual.com.br)

Você sabia que uma das principais causas de desidratação no nosso país é a diarreia? E que nesse tipo de desidratação o corpo necessita de zinco? O zinco é importante para um crescimento e desenvolvimento das células do intestino, tendo uma importante função para manter o sistema imunológico saudável e reduzir a diarreia.
 A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) recomendam a reposição do zinco no tratamento de quadros de diarreia, que costumam ser mais frequentes no verão1. Segundo dados do Ministério da Saúde, referentes a 2012, o Brasil registra cerca de 400 mil internações por ano por causa da diarreia sendo que, do total de pacientes, 35% são crianças menores de 5 anos2.
 A reposição do zinco deve acontecer tão logo a diarreia tenha iniciado, pois o nutriente ajuda na redução da duração e severidade do episódio, assim como reduz o risco de desidratação. Para auxiliar nos episódios de diarreia, o  Pedialyte® Zinco é a solução preferida por médicos e mães para a reidratação de crianças, de acordo com o recente estudo em Reidratação Oral conduzido no Brasil pela Ipsos Healthcare (agosto, 2013). O Pedialyte® Zinco é indicado também para adultos e idosos, e é oferecido em diferentes sabores – uva, maçã, morango e  guaraná.
 Sobre a Abbott: - A Abbott é uma empresa global de saúde, dedicada à melhoria da qualidade de vida por meio do desenvolvimento de produtos e tecnologias que ampliam os limites dos cuidados com a saúde.  Com um portfólio de produtos fundamentados na ciência, incluindo diagnósticos, dispositivos médicos, nutricionais e farmacêuticos estabelecidos, a Abbott está a serviço das pessoas em mais de 150 países e emprega aproximadamente 69.000 colaboradores. No Brasil, a Abbott tem aproximadamente 1.400 colaboradores, que atuam em áreas como produção, pesquisa e desenvolvimento, logística, vendas e marketing. Suas principais unidades ficam em São Paulo e Rio de Janeiro. Acesse www.abbott.com ou www.abbottbrasil.com.br e fique em contato conosco pelo Twitter: @abbottnews.
 Referências
1Unicef: http://www.unicef.org/brazil/pt/media_16165.htm
2Ministério da Saúde:
•          Sistema de Vigilância Epidemiológica das Doenças Diarreicas Agudas – SIVEP_DDA;
•          Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN;
•          Site do Ministério da Educação e Cultura (MEC) http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/aliment.pdf
•          Site do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br/svs, e www.gov.br/datasus