sexta-feira, 19 de julho de 2013

Palestra Conferência discute melhorias na Ação Social de Vila Pavão

Seguindo diretrizes do Governo Federal e Estadual, Vila Pavão realizou no dia 18 de julho, a V Conferência Municipal de Ação Social. O evento teve por objetivo avaliar a situação atual da Assistência Social e propor novos caminhos para o seu aperfeiçoamento, em especial os avanços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tendo como tema central, "A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS".
As Conferências Municipais começaram a ser realizadas no Brasil a partir de 2005. São espaços de debate coletivo que oportunizam a participação social mais representativa das diferentes organizações da sociedade civil, que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social, bem como o segmento governamental da área.
Em 2013, serão realizadas em três etapas: Conferências Municipais de 08 de maio a 09 de agosto; Conferências Estaduais e do Distrito Federal, até 18 de outubro e Conferência Nacional de Assistência Social de 16 a 19 de dezembro.
A Assistente Social e membra do Conselho Estadual de Assistência Social, Elizeth Euzébio dos Anjos proferiu palestra "A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS". De forma clara e objetiva traçou um painel das ultimas conferências realizadas, ressaltando os avanços da assistência social no geral, suas deficiências, e ao mesmo tempo, sugerindo medidas que precisam ser implementados para se promover melhorias para o setor.
A V Conferência Municipal realizada em Vila Pavão, além de avaliar as conferências anteriores, entre outras coisas, revelou o quadro atual e assanhou as discussões em torno da melhoria das ações na área de assistência social no município. Na Avaliação da Secretária Municipal de Assistência Social, Ana Rosa Marim Silva, a conferência foi muito produtiva. Alcançou os objetivos com a participação em massa da comunidade e instituições que representam a Assistência Social local.
Para ela, a participação governamental foi de extrema importância no debate sobre os eixos, pois ali foram sanados as dúvidas da sociedade civil, quando questionados sobre o que está sendo feito para melhorar a vida da população pavoense dentro da Assistência Social. “Foi um momento ímpar, a interação aconteceu de modo especial. Trabalhar nesta área como gestora é um desafio. Nossa equipe está preparada para atender a todos que procuram os nossos serviços”, disse a secretária.
Delegados
Foram confeccionadas três propostas de cada eixo, lembrando que, o que foi proposto pelo Conselho Nacional de Assistência Social eram seis eixos para debate. As propostas extraídas do evento são de extrema importância para a continuidade no processo de efetivação do Financiamento e Gestão do Sistema Único de Assistência Social. 
No final da conferência foram escolhidos quatro delegados respeitando a paridade entre representante do governo e da sociedade civil, para representar o município durante a Conferência Estadual de Assistência Social que será realizada nos dias 15, 16 e 17 de outubro em Vitória.
O evento contou com representantes do executivo, legislativo, e da sociedade civil. A mesa de trabalho foi composta pelo Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Patrício Cipriano, pela Assistente Social, Elizeth Euzébio dos Anjos, pela Secretária Municipal de Assistência Social Ana Rosa Marim Silva, prefeito Eraldino Jann Tesch, Vice-prefeito Edmar Klemz Shraiber e o Vereador Valdislane Rossim.