Promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Incaper, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), colégios, secretarias municipais, CEIER, MEPES, CEMEAS, MPA, Fórum Municipal de Agroecologia e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, a olimpíada foi realizada no Parque de Eventos "Jacob Lauer".
As provas foram disputadas pelas comunidades do interior, que se enfrentaram em 12 modalidades esportivas. Ao invés dos tradicionais equipamentos utilizados em modalidades esportivas, os principais produtos agrícolas da região foram os instrumentos da competição. O evento contou também com almoço gratuito para os participantes, moda de viola, atividades culturais e distribuição de brindes.
As modalidades da disputa envolveram o Revezamento 4 x 50 metros com banana da terra, corrida de 100 metros com obstáculos (ovos caipira e laranja debaixo dos braços), serragem do eucalipto, cabo de guerra, estourando o litro de leite, adivinhar o peso da melancia, bocha utilizando coco seco e laranja, tiro ao alvo do maracujá no abacaxi, corrida da galinha caipira; maior volume de água de coco; pegar o porco na lama e adivinhar o peso do café.
De acordo com o extensionista do Incaper, Wantuil Cordeiro, a novidade desta edição da olimpíada foi a corrida de avestruz. "Temos as brincadeiras mais tradicionais como a corrida de galinha, pegar o porco na lama, mas a novidade deste ano foi a corrida de avestruz, por ser um animal criado fora do município", explica.
No final da competição, a comunidade Rio do XV de Novembro foi a campeã e ganhou um troféu, uma excursão para Guriri, para 40 pessoas, mais 20kg de carne para churrasco. O segundo lugar recebeu um troféu, mais 15kg de carne. O terceiro lugar, além do troféu, recebeu 10kg de carne. As demais equipes receberam troféus pela participação. O atleta que conseguiu pegar o porco na lama no menor tempo, levou o suíno para casa, no Córrego do Socorro.
"A Olimpiada já faz parte do Calendário de Eventos da Prefeitura em virtude dos grandes sucessos das edições anteriores, pois garante a alegria e o espírito esporivo das famílias pavoenses, além da divulgação da produção agrícola do municipio", finalizam o prefeito Ivan Lauer e o secretário de Agricultura Toninho Pacheco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário