terça-feira, 14 de maio de 2013

Parceria entre Veneza e Colagua coloca o princípio da intercooperação em prática



O presidente da Veneza José Carnieli (2º a sesquerda) com diretores da OCB/ES e da Colagua
 
Na quarta-feira (08/05), as cooperativas Colagua, Veneza e o Sistema OCB-SESCOOP/ES  promoveram a solenidade de início do Projeto de Intercooperação firmado entre as cooperativas. O objetivo é que as duas cooperativas iniciem uma produção em conjunto no parque industrial da Colagua, em Guaçuí, sendo que parte dos produtos terá a marca da Colagua e a outra parcela a marca da Veneza.
Por meio da parceria comercial, a Veneza vai instalar uma filial com foco comercial em Guaçuí e não será mais necessário comprar e transportar o leite cru refrigerado, convencionalmente chamado de spot, para produzir em Nova Venécia.
A produção, que inicialmente será de queijo mussarela, será conjunta e toda a estrutura utilizada será da Colagua. O presidente da Veneza, Sr. José Carnieli, destacou a parceria como importante ação para o resgate da Colagua e o fortalecimento do cooperativismo capixaba.

“Todo nosso empenho é para que a cooperativa continue atendendo a comunidade, os cooperados, os funcionários, e que dessa intercooperação haja um crescimento não somente da Veneza, mas principalmente da Colagua e do cooperativismo capixaba. O objetivo é que a Colagua permaneça no nosso meio, fazendo parte do contexto social e econômico do Espírito Santo. A Veneza é parceira nessa ação e faremos a nossa parte da melhor maneira possível. Esperamos que essa contribuição sirva para resgatar a Colagua da situação que vive no momento”, disse Carnieli.
Superação


Daniel Caran (Gestor da Veneza), João Marcarini Filho (Conselheiro de Ética da OCB/ES), Bráz Bergamin (Conselheiro de Administração da Veneza) e Laércio (Gerente Comercial da Veneza)
 
Para o presidente da Colagua, Burthon Moreira de Oliveira, essa parceria é um episódio histórico do cooperativismo no Espírito Santo. “Essa parceria é um marco importante para o processo não somente de recuperação da Colagua, mas um marco do cooperativismo. Começamos com um ânimo renovado nesse fechamento da primeira etapa do processo de recuperação da Colagua. Enxergamos que temos um cenário mais de oportunidades do que de ameaças, e com a Veneza ao nosso lado temos um grande reforço, que chega para consolidar as duas cooperativas em nível de Estado”.
O superintendente do Sistema OCB-Sescoop/ES, Carlos André Santos de Oliveira, ressalta o que essa parceria representa para o cooperativismo capixaba. “A concretização dessa parceira entre a Veneza e a Colagua é resultado de muito diálogo, uma sequência de agenda e de
trabalhos anteriores que acompanhamos. E, para nós, representa o fortalecimento do cooperativismo capixaba, por meio do princípio da intercooperação. A Veneza é uma importante parceira nesse processo de recuperação da Colagua, que em breve estará tão forte como antes”.
Produção
Para o vice presidente da Veneza, Darli Vieira, a assinatura do contrato entre as cooperativas já representa uma inovação no Estado.
“Essa é sobretudo uma forma pioneira. Até hoje, a questão da intercooperação estava mais no princípio filosófico do cooperativismo, mas esse passo que a Veneza e a Colagua dão juntas está transformado esse princípio em uma realidade. Esperamos que essa parceria frutifique e venha cada vez mais fortalecer a intercooperação e, ao mesmo tempo, o sentimento coletivo que deve existir no cooperativismo”, afirmou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário