Em parceria com os Governos Estadual e Federal na missão de reduzir a pobreza no País, a prefeitura de Vila Pavão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, lançou no último dia 27, no CEMEA de Praça Rica, o Programa Capixaba de Combate à Pobreza (INCLUIR). O evento contou com a presença do prefeito pavoense Ivan Lauer, vereadores e lideranças comunitárias.
O Programa, que é do Governo Estadual, foi lançado no dia 6 de junho no Palácio Anchieta. A meta dos idealizadores é retirar 31.614 famílias capixabas da situação de extrema pobreza, agregando acompanhamento das famílias, acesso aos serviços do Estado nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica, e inclusão produtiva.
Como parte das ações de redução da pobreza no Espírito Santo, o governador Renato Casagrande anunciou três medidas importantes – o início do repasse fundo a fundo dos recursos da Assistência Social; acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas atendidas pelo Programa e a assinatura de convênio entre o Governo do Estado, o Bandes e o Banestes com os bancos comunitários da economia solidária para facilitar o acesso das comunidades carentes ao crédito.
O objetivo é elevar a renda e as condições de bem-estar da população. O Incluir vai localizar as famílias extremamente pobres e incluí-las de forma integrada nos mais diversos programas de acordo com as suas necessidades. Promover a redução da pobreza, a inclusão social, e a promoção da cidadania, tendo como base a emancipação das famílias, envolvendo todos os atores sociais (públicos e privados) e esforços, é uma das metas do programa.
“As equipes de profissionais da Prefeitura, coordenadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, farão procura minuciosa na sua área de atuação com o objetivo de localizar, cadastrar, e incluir nos programas as famílias pavoenses em situação de pobreza extrema, para que sejam beneficiadas pelos recursos financeiros que serão aplicados pelo Estado”, informa o prefeito Ivan Lauer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário