Nos dias 22 de outubro - das 7 às 16h - e 23, das 7 às 11 horas, a população pavoense estará recebendo atendimento médico gratuito do Projeto de Extensão do Programa de Assistência Dermatológica aos Lavradores Pomeranos do Espírito Santo, para detecção do câncer e outras doenças de pele. A novidade deste ano, é que será indispensável à apresentação do Cartão SUS, para garantir a consulta para avaliação clínica.
Os procedimentos serão realizados nas dependências da Igrejona com apoio da instituição religiosa, Prefeitura de Vila Pavão, Secretaria de Estado da Saúde, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Associação Albergue Martin Lutero e Hospital Universitário "Cassiano Antonio de Moraes".
Cerca de 50 profissionais dermatologistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem, acadêmicos em enfermagem e em medicina realizarão os atendimentos. Além das consultas e pequenas cirurgias, serão ministradas palestras para orientar aos moradores do município, na maioria lavradores, sobre os perigos de exposição aos raios solares. Em 2010, o programa consultou 280 pessoas, realizou diversas pequenas cirurgias e 10 casos avaliados como de risco, que foram encaminhados para hospital especializado em Vitória, para tratamento da doença.
De acordo com a coordenação do Programa vários tipos de doenças de pele, além do câncer, são detectados nos lavradores. "Atendemos as pessoas, orientamos sobre o risco de trabalharem expostos e realizamos pequenas cirurgias. Se for diagnosticado algum caso de risco, o paciente será encaminhado para hospital de referência", explica.
O Programa, que já existe há 22 anos no Espírito Santo, atende em várias regiões do Estado durante todo o ano, sempre com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde, UFES, Associação Albergue Martin Lutero, Hospital Universitário "Cassiano Antonio de Moraes", prefeitura e entidades locais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário