Restando três apresentações para o encerramento da temporada 2011 o Grupo de Tradições Folclóricas Italianas Piccolo Pavone, vinculado ao CECIVIP – Centro de Cultura Italiana de Vila Pavão, acaba de retornar do 5º Festival da Diversidade Cultural realizado nos dias 15 e 16 de outubro no município de Santa Maria de Jetibá, onde representou, com muita propriedade, a etnia italiana.
Trabalhando atualmente com doze casais, o Piccolo Pavone esta completou 18 anos de atuação na cultura italiana em uma temporada cheia que teve início em março, e com uma média de duas apresentações mensais e tantas outras impossibilitadas por falta de espaço na agenda. "É importante lembrar que para uma boa apresentação é preciso muito ensaio, especialmente com estilo coreográfico adotado por nós, onde há a predominância de coreografias mais elaborados e ágeis. Em média, uma boa apresentação de 30 minutos requer seis horas de ensaio e, uma boa coreografia pode levar dias para ficar no ponto para exibição. Dessa forma precisamos reservar muitos dias para dedicar aos ensaios e conciliar com a agenda familiar e pessoal de cada voluntário que integra o grupo." Destaca a Coordenadora do Grupo Libian Paganoto.
O Piccolo Pavone realiza suas viagens graças ao apoio irrestrito da Prefeitura de Vila Pavão que arca com as despesas de quase todas as viagens. "Aqui temos o privilégio de viver em um município que apóia a cultura, o que garante nossa sobrevivência. Muitos grupos bons acabaram estado afora por falta de apoio de suas prefeituras." Salientam os integrantes, que além do apoio municipal da Prefeitura, tem recebido apoio de parlamentares na Assembléia Legislativa através de recursos e benefícios provenientes de Emendas Parlamentares. Além disso, em 2011 o CECIVIP conseguiu registro no Conselho Estadual de Cultura e esta prestes a ser declarado de utilidade pública estadual, além de ter conquistado o edital de Ponto de Cultura da rede Mais Cultura do MINC em parceria com a SECULT/ES, através do qual receberá e administrará recursos destinados as três etnias mais fortes em Vila Pavão – Pomerana, Italiana e Africana.
Atualmente consolidado como um dos melhores grupos de danças italianas do país, o Piccolo Pavone tem uma política interna rigorosa que zela pela disciplina, por valores éticos, familiares e cristãos e que coloca os laços de amizade de seus membros e a espontaneidade da cultura popular a frente dos trabalhos.
O encerramento desta temporada encerra também uma fase do Piccolo Pavone que se prepara para uma completa renovação de seus espetáculos a partir de 2012, possibilitada pelas conquistas de 2011. A promessa é de shows mais ricos e diversificados. Para outros detalhes teremos que guardar nossa curiosidade para a próxima temporada que já tem pelo menos seis apresentações confirmadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário