quinta-feira, 19 de julho de 2012

Vila Pavão realiza Seminário de Plantas Medicinais e de Saúde Natural

Com o objetivo de atualizar o conhecimento, alertar as pessoas rurais sobre o valor da fitoterapia, partilhar os saberes, estimular as práticas tradicionais  terapêutica. Motivar e sensibilizar as famílias agrícolas sobre aplicações de Terapêutica naturais no meio rural, visando autonomia e sustentabilidade, a Prefeitura de Vila Pavão promoveu, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde/Departamento da Saúde Natural Preventiva, a ACESA/ES (Associação Central de Saúde Alternativa e a Universidade Federal de Viçosa (MG)/Departamento de Fitoterapia, o VII Seminário Estadual de Saúde Natural Preventiva e 10º Seminário de Plantas Medicinais e Terapêuticas Tradicionais. O evento que teve início nesta sexta feira, 10, e termina hoje, dia 15, acontece na Igreja Luterana (Igrejona), em Vila Pavão.
Na sexta, 13, a programação teve início às 8h30 com as inscrições e se estendeu até as 19 horas com um jantar. Durante o dia foram feitas oficinas e uma palestra com o P. João Paulo Auler. No sábado, 14, o palestrante Dr. José Miguel Veiga fez a abertura às 08 horas com o tema Comunicação Homens Mulheres (Homem de Marte – Mulher de Vênus), durante o dia foram feitas várias oficinas e encerrou com uma Noite Cultural: apresentação e vendas de produtos artesanais e comidas típicas da região.
Já o dia de hoje, domingo, 15, consta de uma palestra sobre Passos necessários para iniciar a Implantação da Fitoterapia no SUS, com o palestrante Dr. Antonio Wilson Fiorot, oficinas e o encerramento às 12 horas, com entrega de certificados emitidos  pela Universidade Federal de Viçosa (MG), sem custos.
Foram inscritos 149 participantes dos seguintes municípios: Vila Pavão, Vitória, Vila Velha, Pancas, Ipatinga (MG), Águia Branca, Viana, Colatina, Cariacica, Afonso Cláudio, São Gabriel da Palha, Nova Venécia, Sooretama, Serra, Barra de São Francisco, Pedro Canário, Mantenópolis, Rio de Janeiro (RJ) e Governador Valadares (MG).
Quinze oficineiros se fizeram presentes e o evento contou ainda com o apoio do Conselho Nacional e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Associação Nacional dos Terapeutas Holísticos Energéticos (ATENEMG), do Conselho Nacional de Homeopatia (CONAHOM) e da Igreja Luterana.
Alimento OrgânicoOs alimentos orgânicos não são apenas produtos em agrotóxicos . Além de não serem empregados agentes químicos na produção de alimentos orgânicos, também não se utiliza insumos que possam deixar resíduos nos alimentos ou degradar o solo, as águas e outros componentes do ambiente.
Os preparados homeopáticos não deixam resíduos por serem dinamizados. A homeopatia é a tecnologia mais acessível, sustentável, limpa e ecológica na modernidade.
Verifique as normativas brasileiras sobre produção orgânica. Normativas disponíveis: organicos-mg@agricultura.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário