sexta-feira, 27 de setembro de 2013

1º FESTIVAL ITALO-BRASILEIRO DE VILA PAVÃO

Marcado para os dias 26 e 27 de outubro, o 1º Festival Ítalo Brasileiro de Vila Pavão tem tudo para ser o evento cultural que faltava para a região noroeste do estado. Realizado pelo CECIVIP – Centro de Cultura Italiana de Vila Pavão, o festival tem uma programação cultural diversificada para atingir todos os públicos. No sábado dia 26 de outubro a partir das 16h acontece a Carretela, cujo cortejo passará pela avenida principal da cidade e seguirá até o ginásio de esportes. Durante a carretela desfilarão carros e grupos retratando um pouco da cultura italiana mais haverá a participação especial do Grupo Pomerano de Vila Pavão que fará o cortejo do casamento pomerano e da ACAB – Associação da Cultura Afro-Brasileira de Vila Pavão. Também confirmada para o evento uma ala formada por ex-componentes do Grupo Piccolo Pavone, e como manda o protocolo será distribuído vinho e muitos quitutes da culinária típica. As canecas poderão ser adquiridas nos pontos de venda que serão anunciados com valores promocionais para compra antecipada. Logo após haverá show com a Banda Giocco di Mora e outras bandas que seguirão. Já no domingo o dia começa com uma celebração em ação de graças pelos 20 anos do Grupo de Tradições Folclóricas Italianas Piccolo Pavone as 10h da manhã na sequência terá ainda: estreia do Grupo de Danças Italianas Infantil, almoço com muita comida italiana, torneio de arremesso de rolo de macarrão – só para mulheres e com premiação, apresentação do Grupo Piccolo Pavone, show com a banda Giocco di Mora – de Alfredo Chaves e outros. O evento acontecerá no Ginásio Arthur Kruger e nos dois dias a cantina italiana servirá pratos para o jantar e o almoço. O Festival Italo Brasileiro foi criado a princípio para celebrar o aniversário do Grupo Piccolo Pavone, mais acima de tudo é uma iniciativa para preencher uma lacuna no calendário de eventos da região, as carretelas e os festivais ítalo-brasileiros estão se difundindo por todo ES onde existem comunidades atuantes. Assim, acreditando no potencial da região e em sua experiência o CECIVIP assumiu o desafio de fazer uma festa cultural italiana para Vila Pavão e região com ajuda de empresas que estão dando um voto de confiança ao empreendimento, amigos e outros parceiros. Para o sucesso estamos convidando todos a ajudar seja decorando sua casa, sua loja, trabalhando, patrocinando ou participando da festa, reforça Libian Timm Paganoto Rossim, Presidente do CECIVIP.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Palestra Conferência discute melhorias na Ação Social de Vila Pavão

Seguindo diretrizes do Governo Federal e Estadual, Vila Pavão realizou no dia 18 de julho, a V Conferência Municipal de Ação Social. O evento teve por objetivo avaliar a situação atual da Assistência Social e propor novos caminhos para o seu aperfeiçoamento, em especial os avanços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tendo como tema central, "A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS".
As Conferências Municipais começaram a ser realizadas no Brasil a partir de 2005. São espaços de debate coletivo que oportunizam a participação social mais representativa das diferentes organizações da sociedade civil, que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social, bem como o segmento governamental da área.
Em 2013, serão realizadas em três etapas: Conferências Municipais de 08 de maio a 09 de agosto; Conferências Estaduais e do Distrito Federal, até 18 de outubro e Conferência Nacional de Assistência Social de 16 a 19 de dezembro.
A Assistente Social e membra do Conselho Estadual de Assistência Social, Elizeth Euzébio dos Anjos proferiu palestra "A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS". De forma clara e objetiva traçou um painel das ultimas conferências realizadas, ressaltando os avanços da assistência social no geral, suas deficiências, e ao mesmo tempo, sugerindo medidas que precisam ser implementados para se promover melhorias para o setor.
A V Conferência Municipal realizada em Vila Pavão, além de avaliar as conferências anteriores, entre outras coisas, revelou o quadro atual e assanhou as discussões em torno da melhoria das ações na área de assistência social no município. Na Avaliação da Secretária Municipal de Assistência Social, Ana Rosa Marim Silva, a conferência foi muito produtiva. Alcançou os objetivos com a participação em massa da comunidade e instituições que representam a Assistência Social local.
Para ela, a participação governamental foi de extrema importância no debate sobre os eixos, pois ali foram sanados as dúvidas da sociedade civil, quando questionados sobre o que está sendo feito para melhorar a vida da população pavoense dentro da Assistência Social. “Foi um momento ímpar, a interação aconteceu de modo especial. Trabalhar nesta área como gestora é um desafio. Nossa equipe está preparada para atender a todos que procuram os nossos serviços”, disse a secretária.
Delegados
Foram confeccionadas três propostas de cada eixo, lembrando que, o que foi proposto pelo Conselho Nacional de Assistência Social eram seis eixos para debate. As propostas extraídas do evento são de extrema importância para a continuidade no processo de efetivação do Financiamento e Gestão do Sistema Único de Assistência Social. 
No final da conferência foram escolhidos quatro delegados respeitando a paridade entre representante do governo e da sociedade civil, para representar o município durante a Conferência Estadual de Assistência Social que será realizada nos dias 15, 16 e 17 de outubro em Vitória.
O evento contou com representantes do executivo, legislativo, e da sociedade civil. A mesa de trabalho foi composta pelo Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Patrício Cipriano, pela Assistente Social, Elizeth Euzébio dos Anjos, pela Secretária Municipal de Assistência Social Ana Rosa Marim Silva, prefeito Eraldino Jann Tesch, Vice-prefeito Edmar Klemz Shraiber e o Vereador Valdislane Rossim.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Campeonato Municipal de Vila Pavão começa neste domingo, 23

Com a participação de 14 equipes, começa no próximo domingo, 23, o Campeonato Municipal de Futebol Amador de Vila Pavão.
A competição será disputada nas modalidades titulares e aspirantes. Isso significa que cada uma das 07 equipes envolvidas: Santos, Beira Rio, Praça Rica, Todos os Santos, Todos os Anjos, C° da Cutieira e Cascudo, levarão dois times para o certame.
Os jogos acontecerão sempre aos domingos no horário das 13 horas e 15 horas, exceto no domingo dia 30 junho, pois, devido às festividades em homenagem a São Pedro, as rodadas foram antecipadas para o sábado, dia 29.
Serão três rodadas semanais com jogos no estádio municipal e nos campos das comunidades de origem da equipes, ressaltando que apenas duas equipes,  Todos os Anjos e  Cascudo ainda não possuem campos em suas comunidades, assim sendo, receberão seus adversários em campos cedidos por comunidades vizinhas.

Abertura do campeonato
A expectativa dos organizadores em relação ao evento é grande, já que  começa um pouco tarde e diferente em relação aos anos anteriores. Isso aconteceu porque os organizadores resolveram investir na qualificação, preparação das equipes e no aspecto organizacional  para proporcionar aos amantes do futebol um espetáculo de bom nível, explicou o secretário municipal de esportes, Cezar Antonio Basseti.
O jogo de abertura da competição acontecerá neste domingo às 13 horas no estádio Orlando Ferrari entre as equipes do  Santos x Caraca.  No mesmo horário, inaugurando o seu campo, a equipe do Beira Rio recebe a equipe do Cascudo.  O outro confronto do horário das 13 horas é entre o C° da Cutieira e o Todos os Santos.  Seguindo o regulamento, no horário das 15 horas, os quadros titulares dessas mesmas equipes se enfrentarão  nos mesmos locais.
O Promoção e organização do campeonato ficou a cargo da Prefeitura de Vila Pavão, através da Secretaria Municipal de Esportes que viabilizou novos uniformes para  as equipes, arbitragem, premiação e outros incentivos.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Mudança na forma de repasse do Auxílio Alimentação em Vila Pavão

A Secretaria Municipal de Finanças e Orçamento informa que a partir deste mês, a forma de recebimento do Auxílio Alimentação de todos os servidores municipais da Prefeitura de Vila Pavão será em dinheiro direto na conta. 

O Secretário de Finanças e Orçamento, Glauder Cogo Colombi, explicou que esta mudança foi devido ao fim do contrato com o Banestik e que esse fato não traria qualquer alteração no repasse do auxilio alimentação de maio, disponível no dia 05 de junho, porém o banco informou na tarde do dia 04 de junho que não mais faria o crédito nos cartões.

Portanto, a Municipalidade fará o repasse do auxílio alimentação aos servidores municipais no dia 10 de junho na mesma conta onde o servidor recebe o seu salário mensal, frisando que os funcionários que possuem crédito no cartão Banestik podem usa-lo sem qualquer problema, e após, zerado o crédito do cartão, o mesmo será extinto, e o auxílio alimentação continuará a ser creditado na conta bancária do servidor.

terça-feira, 18 de junho de 2013

NÃO É POR VINTE CENTAVOS. É POR DIGNIDADE!

* texto publicado no Facebook do vereador Antonio Emílio, no histórico dia 17/06/2013, às 21h29 com mais de 50 compartilhamentos

Lamentável como alguns veículos da imprensa insistem em dizer que os protestos são contra o aumento da passagem em SP. Aumento de passagem o ESCAMBAU!

Como já unânime na internet: "não é por vinte centavos". Esta é a frase que para mim, simboliza o louvável movimento nacional. Não é por vinte centavos. É por uma razão mais nobre: DIGNIDADE!

Há tempos as pessoas de bem, trabalhadoras e honestas deste querido
Brasil engolem a seco todos esses desmandos; acumulam em seu interior toda indignação com essa patifaria política; guardam com asco toda matéria que retrata a corrupção desenfreada que assola grande parte do país e cujo resultado é visto todos os dias: violência incontida, desemprego alarmante, saúde precária, educação questionável, segurança medíocre e mais essa agora: inflação.

Pode até ser que o Brasil não tenha jeito. Coisa que duvido piamente e não acredito, muito pelo contrário. Nosso país era para ser uma potência mundial. Mas se nem nossos cidadãos são tratados com dignidade e respeito, como nos fazermos respeitar lá fora? Como querer que falemos inglês com turistas se muito do nosso povo não sabe diferenciar um adjetivo de um substantivo?

O Brasil tem jeito, sim. Prova disso é que as pessoas estão enxergando a erva daninha enraizada nas engrenagens que emperram a evolução. Os cidadãos estão se dando conta de que da forma como contribuímos com a nação, merecemos muito mais em contrapartida. Muito mais respeito e dignidade.

Que essa mobilização comece agora e não pare até que chegue um dia que possamos ter orgulho e não vergonha de nossa classe política. Nessa data, veremos que o Brasil tem jeito. Sonho com esse dia!

Não é por vinte centavos. É por dignidade e respeito
Vereador veneciano Antonio Emílio


--
vereador ANTONIO EMÍLIO - PRP

Câmara Municipal de Nova Venécia - avenida Vitória, 23 - Centro
Caixa Postal 4
29830-000 (27) 3752-1371

Contribua, acompanhe, envie sua sugestão:

twitter: @antonioemilionv

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Sinalização de Trânsito em Nova Venécia é uma vergonha!

Esta é a Faixa de Pedestre correta, só que está totalmente apagada ...
Faixa de Pedestre

A sinalização de trânsito em Nova Venécia está uma bagunça. É uma vergonha! Ninguém se entende . Não se sabe ao certo quem é o responsável: o Detran, a Polícia Militar que multa ou a Prefeitura que não toma providências. Mas uma coisa é certa, quem fica no prejuízo é o motorista que não sabe onde pode ou deve estacionar o seu veículo.
...e esta faixa está desativada a muito tempo só que a PM está multando
os carros estacionados nela
Na foto, mostramos que em frente ao Banco do Brasil tem uma faixa de pedestre totalmente apagada e como não bastasse, são duas faixas, uma próxima da outra, sendo que uma (ao lado da Boroto) está desativada, mas mesmo assim a PM está multando os carros e outra que é a certa está visivelmente apagada. Sinalização é o que mais falta na cidade.
Até quando os motoristas vão ter que pagar pela “irresponsabilidade” dos outros?
Com a palavra, a (s) autoridade (s) competente (s)!!!

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Secretaria Municipal de Saúde comemora o “Dia Mundial do Enfermeiro” com confraternização entre funcionários

A Secretaria Municipal de Saúde de Vila Pavão realizou uma confraternização no dia 10 de Maio com os funcionários da área de enfermagem  para comemorar o Dia Mundial do Enfermeiro, que na verdade é dia  12 de maio.
 O secretário Municipal de Saúde, Ademir Teixeira Maria, abriu o  evento colocando as propostas de trabalho da Secretaria de Saúde em relação à Enfermagem, apontando os benefícios que serão disponibilizados a categoria. Logo depois, juntamente com a Coordenadora de Enfermagem do Centro de Saúde a enfermeira Caroline Possatti apresentou várias mensagens sobre o Dia Mundial do Enfermeiro, como forma de homenagem. Mas a surpresa veio depois, quando toda a equipe foi convidada para uma confraternização no refeitório e se depararam uma com grande surpresa. O Secretário entregou a cada um da equipe de enfermagem uma mensagem, a fim de parabenizá-los por este dia tão especial, e que muitas vezes passa despercebido pelas pessoas. Observou-se a felicidade dos profissionais por terem sido lembrados, e que a profissão tem sua importância na sociedade. Sem os enfermeiros (as) muitos cuidados de saúde deixariam de ser realizados.
A enfermeira Caroline Possatti aproveitou o momento e homenageou as Auxiliares de Serviços Gerais do Centro de Saúde Erika, Crenilda, Aparecida, Idalete e Jovenlina, pelo Dia do Auxiliar de Serviços Gerais, que é comemorado no dia 16 de Maio, apresentando uma fala especial da importância desses profissionais em todos os setores de trabalho, ressaltando quão significante é a profissão. Desejou-lhes parabéns e presenteou-as com uma simples lembrançinha

Felicidades Anita!!!



Na foto, as eficientes funcionárias da Prefeitura de Vila Pavão, Ana Paula, Anita e Raquel
 
  Nossa querida Anita (M) acaba de sair em Licença Maternidade. Ela vai ter uma menina que vai se chamar Ana. Seja bem vinda Ana!
O prefeito Eraldino Jann Tesch e seus colegas da Prefeitura de Vila Pavão desejam-lhe muitas felicidades!!!

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Aspecto Geral

MAIS UMA BANDEIRA DE MAGNO MALTA

                                         ** Hino Salvador

Apesar do respeito que tenho pelo senador Magno Malta, não tenho e nunca tive nenhuma ligação com ele. Vejo o senador como uma pessoa distante dos meus propósitos visionários. Magno Malta pode até não fazer nada pelo Espírito Santo, mas ele projeta na mídia um cenário que impressiona as pessoas incautas e sem conhecimento dos fatos que acontecem no Brasil. Não posso deixar de compará-lo ao saudoso Clério Falcão, que foi vereador várias vezes em Vitória, e também foi eleito deputado estadual. Clério Falcão usava a menina Araceli como sua cabo eleitoral. Era um personagem cômico, mas atuante. Fazia sempre oposição ao Governo. Uma vez eu estava no restaurante da Dona Didi, na Barra do Jucu, era meio dia, quando Clério Falcão passou pela rua, no sol escaldante, com um mega-fone, pedindo voto, e aos brados dizendo que os matadores da menina Araceli seriam postos na cadeia por ele, se fosse eleito deputado. Funcionou. Ele foi eleito. São coisas emblemáticas, que são vistas pelo povo sem uma análise mais profunda. Recentemente tivemos outro caso que prova a pouca visão do povo, que se deixar levar pela ilusão de ótica. Na campanha de deputado, do hoje prefeito Vila Velha, Rodney Miranda, ele colocou um colete balístico, e foi pra televisão se apresentar como um grande caçador de bandidos, o que era verdade. Rodney Miranda foi um dos piores secretários de Segurança dos último 30 anos, só perdendo pro Dirceu Cardoso, que conseguiu ser  pior que o Rodney Miranda. Rodney Miranda repetiu esse feito´"histórico" na campanha para prefeitura de Vila Velha, e também deu certo. O nosso povo acredita muito em ilusão, coisa virtual. Tanto que Rodney Miranda aparecia na propaganda eleitoral, sempre com o mesmo colete balístico da campanha para deputado. Magno Malta abraçou a campanha contra a pedofilia, e fez turismo pelo Brasil todo. Prendeu meia dúzia de gente sem expressão, mas não prendeu pedófilo de destaque, como o juiz Branquinho, que era pedófilo de carteirinha. Foi gasto uma fortuna com essa invenção de Magno Malta, e o resultado foi péssimo, mas ele se projetou na mídia. Só o apresentador DAPENA, da TV. Bandeirantes, dava espaço pra Magno Malta. Como evangélico, que afirma que é, não teve nenhuma cobertura do "Bispo" Edir Macedo. Agora Magno Malta quer ser o governador do Estado. Não vai ganhar, mas vai dar muito trabalho para aqueles  que dizem já estarem  eleitos. Diante dessa empreitada difícil, Magno Malta abraçou a bandeira da MAIORIDADE PENAL. Fez camiseta igual a da pedofilia  já treinou, ou vai repetir o mesmo discurso da pedofilia. Magno Malta não deu apoio ao Projeto de Lei apresentado pelo ex-senador Gerson Camata, que teve o PT totalmente contra a redução da maioridade penal. Camata enfrentou Eduardo Suplicy do PT, que  agora recebeu o aval da presidente Dilma Rousseff, que também é contra. Aonde estava Magno Malta que só agora aparece defendendo essa tese?  Em síntese: estamos diante de outro Clério Falcão. Resta saber qual a bandeira que Magno Malta vai fazer tremular quando chegar a hora da sua reeleição, ou eleição pra deputado federal. Mas pra isso falta muito tempo. Tempo suficiente pra Magno Malta pensar numa nova jogada de marketing. Até agora o projeto da MAIORIDADE PENAL não deu fruto para as intenções de Magno Malta. Isso porque todo povo brasileiro quer a redução da maioridade penal. Não vai adiantar quase nada. O menor "bandido" tem que responder pela potencialidade ofensiva do delito que cometer. Na Suécia a idade penal é de 12 anos. Nos Estados Unidos, varia em alguns Estados, entre 8 e 12 anos. Porque não copiamos isso? É que o nosso povo é chamado de "macaquito", por gostar de copiar coisas que os outros criam. Mas só copiam o que não presta.

** Hino Salvador é Advogado, Radialista e Jornalista 

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Secretaria de Agricultura de Vila Pavão comemora resultados

O secretário de Agricultura de Vila Pavão, Valdez Ferrari
Em entrevista nesta semana o Secretário Municipal de Agricultura de Vila Pavão, Valdez Ferrari disse que o trabalho de assistência aos produtores rurais do município já apresenta resultado positivo. No início do ano, o secretário elaborou juntamente com o prefeito Eraldino Jann Tesc, um plano de trabalho que previa a recuperação de todos os carreadores e estradas ligadas ao escoamento da produção agrícola do município. Segundo ele, apesar ter começado um pouco tarde, devido a burocracia e a demora no processo de licitação, cerca de 70% do trabalho já foi concluído.
Atualmente a Secretaria Municipal de Agricultura conta com o reforço de duas patrois contratadas que trabalham quase que exclusivamente na confecção de carreadores aos produtores rurais. O trabalhado foi iniciado no inicio do mês de abril nas regiões onde a demanda era maior. Até o momento, foram atendidos os produtores do Córrego do Mutum, Córrego das Flores, Veloso, Boa Sorte, Praça Rica, Praça Rica Seca, Rio XV de Novembro, Córrego Peneira, Córrego Laginha, Córrego Cutieira, Córrego Sossego, Cabeceira do Socorro e Córrego São Sebastião e região, cujos trabalhos começaram no início da semana.

Os carreadores estão sendo recuperados

Investimentos no plantio de café e nova culturas
Valdez Ferrari observa que fatores como: tecnologia, mudas de qualidade e acompanhamento de técnicos agrícolas disponibilizados pela secretaria, têm feito com que os produtores invistam mais na agricultura. O secretário afirma sem medo de errar que os agricultores do município estão plantando mais e diversificando. Segundo ele, da mesma forma que se vê muitas lavouras cafeeiras em formação, se vê também culturas como, cacao, pimenta do reino e outras sendo plantadas. A Secretaria de Agricultura acredita nos agricultores e responde colocando à disposição deles toda a sua estrutura de máquinas: tratores para gradear a terra, retros para fazer poços e barragens, patrois para fazer estreadas, carreadores e outros serviços.
O secretário parabeniza a administração do Prefeito Eraldino por fazer o possível para favorecer os produtores. Uma prova disso segundo ele, é a abolição da taxa de 40 reais por “hora de máquina”. Atualmente, ao contrário do que ocorria no passado, não é cobrado nenhuma taxa pelos serviços que tanto a Secretaria de Agricultura, como a Secretária de Obras presta aos produtores.
Apoio do Governo do Estado
O secretário ressalta que enfrenta algumas dificuldades. Especialmente no que diz respeito a trabalho de confecção de barragens, mas em recente conversa com o Secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli da Costa, teve a sua palavra que vai estar enviando para o município 02 Caminhões Caçambas e 01 Pá Carregadeira para dinamizar os trabalhos.
Quanto ao recurso de 300 mil do Projeto “ A Vida no Campo" que o município havia perdido no ano passado. O secretário informou que o processo de recuperação do recurso está em sua fase final e em breve chegará revertido em equipamentos, conforme foi deliberado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

 

terça-feira, 14 de maio de 2013

Parceria entre Veneza e Colagua coloca o princípio da intercooperação em prática



O presidente da Veneza José Carnieli (2º a sesquerda) com diretores da OCB/ES e da Colagua
 
Na quarta-feira (08/05), as cooperativas Colagua, Veneza e o Sistema OCB-SESCOOP/ES  promoveram a solenidade de início do Projeto de Intercooperação firmado entre as cooperativas. O objetivo é que as duas cooperativas iniciem uma produção em conjunto no parque industrial da Colagua, em Guaçuí, sendo que parte dos produtos terá a marca da Colagua e a outra parcela a marca da Veneza.
Por meio da parceria comercial, a Veneza vai instalar uma filial com foco comercial em Guaçuí e não será mais necessário comprar e transportar o leite cru refrigerado, convencionalmente chamado de spot, para produzir em Nova Venécia.
A produção, que inicialmente será de queijo mussarela, será conjunta e toda a estrutura utilizada será da Colagua. O presidente da Veneza, Sr. José Carnieli, destacou a parceria como importante ação para o resgate da Colagua e o fortalecimento do cooperativismo capixaba.

“Todo nosso empenho é para que a cooperativa continue atendendo a comunidade, os cooperados, os funcionários, e que dessa intercooperação haja um crescimento não somente da Veneza, mas principalmente da Colagua e do cooperativismo capixaba. O objetivo é que a Colagua permaneça no nosso meio, fazendo parte do contexto social e econômico do Espírito Santo. A Veneza é parceira nessa ação e faremos a nossa parte da melhor maneira possível. Esperamos que essa contribuição sirva para resgatar a Colagua da situação que vive no momento”, disse Carnieli.
Superação


Daniel Caran (Gestor da Veneza), João Marcarini Filho (Conselheiro de Ética da OCB/ES), Bráz Bergamin (Conselheiro de Administração da Veneza) e Laércio (Gerente Comercial da Veneza)
 
Para o presidente da Colagua, Burthon Moreira de Oliveira, essa parceria é um episódio histórico do cooperativismo no Espírito Santo. “Essa parceria é um marco importante para o processo não somente de recuperação da Colagua, mas um marco do cooperativismo. Começamos com um ânimo renovado nesse fechamento da primeira etapa do processo de recuperação da Colagua. Enxergamos que temos um cenário mais de oportunidades do que de ameaças, e com a Veneza ao nosso lado temos um grande reforço, que chega para consolidar as duas cooperativas em nível de Estado”.
O superintendente do Sistema OCB-Sescoop/ES, Carlos André Santos de Oliveira, ressalta o que essa parceria representa para o cooperativismo capixaba. “A concretização dessa parceira entre a Veneza e a Colagua é resultado de muito diálogo, uma sequência de agenda e de
trabalhos anteriores que acompanhamos. E, para nós, representa o fortalecimento do cooperativismo capixaba, por meio do princípio da intercooperação. A Veneza é uma importante parceira nesse processo de recuperação da Colagua, que em breve estará tão forte como antes”.
Produção
Para o vice presidente da Veneza, Darli Vieira, a assinatura do contrato entre as cooperativas já representa uma inovação no Estado.
“Essa é sobretudo uma forma pioneira. Até hoje, a questão da intercooperação estava mais no princípio filosófico do cooperativismo, mas esse passo que a Veneza e a Colagua dão juntas está transformado esse princípio em uma realidade. Esperamos que essa parceria frutifique e venha cada vez mais fortalecer a intercooperação e, ao mesmo tempo, o sentimento coletivo que deve existir no cooperativismo”, afirmou.


segunda-feira, 13 de maio de 2013

Santos passa para as semifinais da Copa Norte

O prefeito Eraldino Jann Tesch vem dando todo apoio a equipe do Santos
A equipe do Santos de Vila Pavão jogando contra o Pinheiros, no estádio Orlando Ferrari, no domingo,12, passou para as semifinais da Copa Norte. A equipe que podia perder até pela diferença de 01 gol, em jogo bastante disputado, empatou por 2x2.
O Santos começou o jogo fazendo pressão. Antes de abrir o marcador, meteu duas bolas na trave do gol adversário. O gol saiu aos 32 minutos do primeiro tempo. Eutinho aproveitando um cruzamento abriu o placar. No incio do segundo tempo, ampliou para 2x0. Mas a equipe do Pinheiros não estava “morta”. Com a substituição de dois jogadores, feita pelo seu técnico, a equipe ganhou novo fôlego e partiu para cima do Santos. Aos 20 minutos do segundo tempo conseguiu diminuir o placar. 
Com marcação pesada e jogadas com excesso de força, a equipe visitante, após ter um jogador expulso criou um inicio de tumulto, paralisando o jogo por mais de 10 minutos. No retorno, mesmo com um jogador a menos conseguiu arrancar o empate, permanecendo o placar de 2x2 até o encerramento da partida.
No próximo domingo, 19, jogando pela semifinais da Copa Norte, a equipe de Vila Pavão enfrenta em casa, a partir das 15 h a equipe do Nacional de Itaguaçú, semifinalista, primeiro colocado do grupo A

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Abertura do Programa de Hipertensão e Diabetes em Vila Pavão atrai grande número de usuários

Cerca de 200 usuários participaram da abertura do Programa de Saúde de Hipertensão e Diabetes (HIPERDIA), ocorrido no Ginásio de Esportes da sede, na manhã do dia 26 de abril. O evento  teve a   finalidade de  oficializar o trabalho de cadastramento e  acompanhamento da saúde dos hipertensos e diabéticos do município.  Quem participou pôde   fazer o exame para medir a glicose no sangue e pressão arterial e ainda saborear  um delicioso café da manhã oferecido a todos os participantes.

O programa (HIPERDIA) do município conta com distribuição de medicamentos, orientações através de palestras e acompanhamento da pressão arterial dos hipertensos e controle de glicose dos diabéticos feito pelos Agentes Comunitários de Saúde e demais técnicos da área de saúde do município. 
Momento importante do evento foi a palestra "Alimentação Saudável", proferida pela  nutricionista Cibele Pereira Felix, onde   hipertensos, diabéticos e público em geral receberam informações de forma clara e simples à cerca do programa. A palestrante respondeu perguntas do público,  abrindo  o debate   sobre as melhores formas se ter uma vida mais saudável

A coordenadora do programa, enfermeira Caroline Possatti Pereira, explica que  dentro do programa de hipertensão e diabetes,  o mais importante é a prevenção e a promoção da saúde. Para ela, a melhor maneira de se chegar a  isso,  é trabalhar com recurso simples,  como alimentação adeguada e uma atividade física. Na sua avaliação,  levando em consideração o dia,  horário e o fato de  estarmos em pleana safra de café, a expectativa quanto ao número de participantes foi satisfatoriamente alcançada. 
Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde,   contou com a presença do Prefeito Eraldino Jann Tesch, secretário municipais, vereadores, funcionários públicos,  médicos, enfermeiros e demais técnicos da área da saúde.

domingo, 28 de abril de 2013

Governador anuncia asfalto para Praça Rica

O prefeito pavoense Eraldino Jann Tesch e o governador Renato Casagrande: - Uma união que está dando certo!
O prefeito Eraldino Jann Tesch comemora mais uma importante conquista para o povo de Vila Pavão. Em solenidade no último dia 22, no Dia Especial de Infraestrutura Rural, realizado no Parque de Exposições Floriano Varejão, na Serra, que contou com presença  de prefeitos de vários municípios  capixabas, participou do ato em que  o Governador Renato Casagrande anunciou a  pavimentação asfáltica do trecho, sede de Vila Pavão  ao distrito de Praça Rica  com extensão de 13,18 km.

A ação do  Governo do Espírito Santo irá  beneficiar ainda outros 17 municípios do Estado. As obras serão realizadas pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), dentro do programa 'Caminhos do Campo'. O Aviso de Reabertura do Edital de Concorrência 006/2013, processo n 61396427  está publicado no Diário Oficial do dia 22 de Abril.

Ao comentar o assunto  o prefeito Eraldino Jann Tesch  disse que a conquista é fruto do trabalho de fortalecimento da parceria com o Governo do Estado que sua administração vem implementando desde  que assumiu a Prefeitura. O prefeito adiantou que o governador  num prazo 90 dias estará vindo a Vila Pavão para assinar a ordem de serviço para o inicio das obras do asfaltamento. 

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Professores de Vila Pavão se mobilizam em prol de seus direitos

Uma comissão de professores  se reuniu  com a Secretária Municipal de Educação Cione Schraiber Penna e o Prefeito Eraldino Jann Tesch em seu gabinete.
Aproveitando a mobilização nacional ,  os professores da Rede Pública de  Ensino de Vila Pavão fizeram  na última quarta-feira, 24,  paralisação de 01 dia e manifestação pelas ruas da cidade, culminando com um ato em frente a Prefeitura Municipal.
O foco da mobilização  é  a valorização dos profissionais em educação e o  debate das questões educacionais, tendo como prioridade a luta para que o  piso salarial nacional seja efetivamente aplicado. A Lei do Piso Salarial foi sancionada há quase cinco anos e ainda não é cumprida por boa parte dos estados e municípios.  A Rede Municipal de Ensino de Vila Pavão conta atualmente com 120  professores entre efetivos e contratados com salários que variam de R$ 1.308,99 a  R$ 1.095,98.

Reunião 
Uma comissão de professores  se reuniu  com a Secretária Municipal de Educação Cione Schraiber Penna e o Prefeito Eraldino Jann Tesch em seu gabinete. Na reunião que durou mais de 1 hora discutiram assuntos como, cumprimento do piso salarial, melhores condições de trabalho e a  transparência nos repasses do Fundef , algo que segundo eles, na administração anterior não existia. Os lideres dos  professores fizeram questão de deixar claro que a manifestação não tem nenhuma motivação político-partidário, e sim a luta em prol de seus direitos.
O prefeito por sua vez lembrou  que deixou  de viajar  à  Brasília para se solidarizar ao professores. Iniciou a discusão dizendo que a lei deve ser cumprida -    que é  um defensor da  classe  na luta por melhores salários e efetivação de seus direitos e que está ciente dos problemas que  enfrentam,   mas ao mesmo tempo explicou  que  por ter assumido a Prefeitura há apenas 04 meses não têm dados precisos sobre a real situação do município  e que só vai se pronunciar sobre as reivindicações,   após ter em mãos dados concretos sobre  valores arrecadados e repasses que chegam ao município
Ao final do encontro, ficou decidido que assunto voltará a ser discutido em uma  reunião ampliada com participação da Assessoria jurídica  e demais técnicos da área da educação agendada  para o dia 17 de maio.

Avaliação
A adesão de professores à paralisação segundo os líderes do movimento foi de 100%. Falando em nome da  CEP  – Comissão de Educadores  Pavoenses, Neusdete Rosim Moreira   disse que a comissão ficou satisfeita com boa vontade  demonstrada pelo  prefeito, mas essa satisfação só poderá ser efetivada após os encaminhamentos dos problemas  na reunião a realizar-se no dia 17 de maio. Outro integrante da CEP,  Josué Merlim da Silva,  frisou  que   apesar  do movimento ter aproveitado  um momento de mobilização nacional, não significa que a luta dos professores para por aí.  De acordo com ele se as reivindicações da classe não forem atendidas certamente novas paralisações irão ocorrer.

domingo, 31 de março de 2013

ATRACOM já é uma realidade no Norte do Espírito Santo


O radialista Toninho Bill é o 1º Presidente da ATRACOM-ES

Trabalhadores em Comunicação no Norte do Espírito Santo  (ATRACOM-ES). O evento que Neste domingo, 31, aconteceu a tão esperada reunião de lançamento da Associação dos contou com muitos profissionais da área de comunicação, aconteceu no Recanto Familiar (Nildo Bicharra), Rua Fabrício, 48, Bairro São Cristóvão - Nova Venécia/ES. Após a reunião, de suma importância para a categoria, foi servido um delicioso churrasco e cada um contribuiu com R$ 20,00 (vinte reais).
Na oportunidade, foi colocado a venda, camisetas da ATRACOM-ES com um valor simbólico de R$ 15,00 (quinze reais).

O jornalista e radialista Carlos Malta, o jornalista Antônio Carlos, o radialista e presidente da ATRACOM-ES, Toninho Bill e o radialista João Batista

O radialista e 1º Presidente da ATRACOM-ES, Antonio Lusquinho, o popular “Toninho Bill”, disse que a entidade não vai servir tão somente as classes de Radialistas e Jornalista e sim, todos os trabalhadores em comunicação, tais como: Funcionários de gráficas, correios, sonorização volante, rádio poste, ou seja, todos os que trabalham em comunicação estão aptos a serem sócios da ATRACOM-ES, basta entrar em contato com Toninho Bill pelo celular (27) 9963-2154.



O radialista e presidente da ATRACOM-ES, Toninho Bill (C), ladeado pelos radialistas Luiz Alberto Patuzzo, Genilson Avilino, Néris José e Fernando Batista

Logomarca

quinta-feira, 21 de março de 2013

Governo do Estado e Cesan investem R$ 17,5 milhões em esgotamento sanitário em Nova Venécia

Os moradores de Nova Venécia serão beneficiados com mais de R$ 17 milhões em obras de esgotamento sanitário. O Governo do Estado e a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) dão início neste sábado (23), à implantação do sistema, a partir da assinatura da ordem de serviço.
A solenidade será realizada a partir das 8:30h, na Praça do Granito, localizada na Avenida São Mateus, no bairro Beira Rio.

O evento vai contar com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, do diretor de Operações do Interior da Cesan, Carlos Fernando Martinelli, além de secretários de Estado, representantes do município e lideranças locais.

O investimento de R$ 17.595.343,26 irá beneficiar mais de 30 mil moradores do município, que passarão a contar com os serviços de coleta e tratamento de esgoto oferecidos pela Companhia. O sistema completo beneficia as comunidades dos bairros Bela Vista, Centro, Santa Luzia, Filomena, Bonfim e Municipal I.

As obras envolvem a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto, capaz de tratar 60,85 litros por segundo, a construção de quatro elevatórias de esgoto bruto.

Além disso, serão implantadas mais de 4.700 metros de rede coletora e 782 ligações prediais, com previsão de conclusão em até 24 meses.

O sistema fará com que milhões de litros de esgoto deixem de ser lançados diariamente sem tratamento na natureza, contribuindo com a saúde preventiva da população e a preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos.

Serviço:
Assinatura da ordem de serviço das obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário de Nova Venécia – Sede
Data: 23 de março de 2013
Hora: 8h30
Endereço: Praça do Granito, Avenida São Mateus, Bairro Beira Rio, próximo ao Hotel Adria.

terça-feira, 19 de março de 2013

Petróleo: STF revoga decisão que afetaria arrecadação do ES

Os estados produtores de petróleo saíram vencedores em uma das muitas batalhas na guerra pela distribuição dos royalties gerados pela extração do petróleo. Na noite desta segunda-feira (18), a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, concedeu liminar derrubando os artigos inconstitucionais, em caráter cautelar, da Lei nº 12.734/2012, aprovada pelo Congresso, que derrubou os vetos da presidenta Dilma Housseff.
“A decisão da ministra Cármen Lúcia, muito equilibrada, representa uma boa notícia para o Espírito Santo, que sofreria grandes perdas em sua arrecadação devido às novas regras aprovadas pelo Congresso Nacional, de forma arbitrária e sem respeito ao pacto federativo. Da mesma forma, é um sinal do que pode ser a decisão final da Corte, em favor da nossa população, que seria seriamente prejudicada com esse tipo de medida”, afirmou o governador Renato Casagrande.
 
O relatório da ministra foi monocrático e baseado na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4917, ajuizada pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. O texto ainda precisa ser referendado pelo Plenário da Corte, mas a ministra entendeu ser matéria urgente, já que os cálculos e pagamentos, especialmente referentes aos royalties, são mensais.
 
O Governo do Estado do Espírito Santo é um dos autores das quatro petições que tramitam sobre o mesmo tema, que sensibilizaram a ministra do Supremo e também foram mencionadas no relatório apresentado nesta segunda-feira (18). 
 
“A alteração das regras relativas ao regime de participação no resultado da exploração de petróleo ou gás natural ou da compensação pela exploração, sem mudança constitucional do sistema tributário, importa em desequilibrar o tão frágil equilíbrio federativo nacional e em desajustar, mais ainda, o regime financeiro das pessoas federadas sem atenção aos princípios e às regras que delineiam a forma de Estado adotada constitucionalmente”, afirma a ministra na decisão liminar.
 
Cármen Lúcia também considera que a nova Lei continha riscos inegáveis à segurança jurídica, política e financeira dos estados e municípios, “que experimentam situação de incerteza quanto às regras incidentes sobre pagamentos a serem feitos pelas entidades federais”, relata.
 
A relatora ressalta que o artigo 20, parágrafo 1º, da Constituição brasileira define os titulares do direito à participação no resultado da exploração de petróleo ou gás natural no respectivo território, plataforma continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva, ou compensação financeira por essa exploração.
 
No despacho, de 35 páginas, ficaram suspensos efeitos dos artigos 42-B; 42-C; 48, II; 49, II; 49-A; 49-B; 49-C; parágrafo 2º do artigo 50; 50-A; 50-B; 50-C; 50-D; e 50-E da Lei Federal 9.478/97, com as alterações promovidas pela Lei  12.734/2012, até o julgamento final da ADI 4917.
 
Perdas e recurso
 
As perdas previstas apenas para o Espírito Santo, no período 2013-2020, devem superar a casa dos R$ 10 bilhões, sendo R$ 4,7 bilhões a menos para os cofres do Estado e R$ 5,3 bilhões para os municípios. 
 
Diante da clara ilegalidade da decisão e dos seus graves efeitos para a economia estadual e da população capixaba, em sete de março de 2013, o governador Renato Casagrande determinou à Procuradoria Geral do Estado (PGE) a impetração de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) junto ao Supremo Tribunal Federal, para evitar as perdas referentes a contratos já em andamento.
 
Com o entendimento de serem frustradas todas as tentativas políticas, o Governo do Espírito Santo recorreu à Justiça como instância final. 
 
Nota à Imprensa:
 
Na noite desta segunda-feira (18), o Governo do Estado do Espírito Santo encaminhou nota à imprensa destacando que “considera que a decisão da ministra Carmem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, restabelece o princípio da legalidade e mantêm o direito constitucional dos estados produtores de petróleo”. 
 
Ainda, que “O governo capixaba confia na posição dos demais ministros da Corte Suprema para que a medida cautelar impetrada pela ministra relatora seja confirmada em Plenário”.
 

quarta-feira, 6 de março de 2013

Nova Venécia vai assinar convênio de cooperação técnica com a Suppin

Técnicos Anderson Salvador e Adriano de Oliveira (Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços de Nova Venécia); secretário Pascoal Paganotto Netto, prefeito Mário Sérgio Lubiana e os empresários Luciano Lubiana, Ralph Pettini (Sindirochas), Francisco Nicoli e Edgard Martin Thon.
Para agilizar o processo de parceria entre o município de Nova Venécia, noroeste do Espírito Santo, e a Superintendência de Projetos de Polarização Industrial (Suppin), autarquia da Secretaria Estadual de Desenvolvimento (Sedes), o diretor-geral da autarquia, Carlos Roberto Rafael, recebeu a visita de uma comitiva formada pelo prefeito, Mário Sérgio Lubiana; secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Pascoal Paganoto Neto, técnicos da municipalidade e empresários de vários ramos de atividade. A intenção da comitiva era aprofundar-se no conhecimento das ações da Suppin e o que pode ser feito para o município. O próximo passo será a assinatura de convênios de cooperação técnica, sem custos, entre a Suppin e o município.

Carlos Rafael fez questão de descrever todas as ações que a Suppin já desenvolve em outros municípios e ouviu do prefeito e do secretário o interesse da municipalidade em instalar um polo empresarial para atender ao município e região. “Nós sabemos das limitações de nosso município e sabemos da boa vontade de nossos antecessores. Estamos aqui em busca de uma parceria com o governo estadual, através da Suppin, para o crescimento de nossa região. Áreas para a instalação de polos nós temos”, destacou o prefeito Mário Lubiana.

“Nova Venécia já possui um polo instalado pela própria municipalidade e que tem uma taxa de ocupação em torno de 14%. Queremos utilizar a experiência da Suppin para a instalação de um novo polo, só que desta vez com toda a infraestrutura, com pontos de água e esgoto e devidamente licenciada pelos órgãos ambientais”, destacou o secretário Pascoal Paganoto.

Além do interesse de Nova Venécia, a região próxima ao município já tem polos em fase de instalação nos municípios de Vila Pavão, São Mateus, São Domingos do Norte e Baixo Guandu, este último, polo exemplo, devido ao seu crescimento e total ocupação com pouco mais de um ano da instalação das primeiras empresas. “Temos polos próximo à Nova Venécia e pela sua localização estratégica, o município terá uma importância muito grande para a região. Mesmo que seja para uma simples consultoria, os municípios podem, a princípio, fazer um convênio de cooperação técnica e a Suppin, ajuda, inclusive, a localizar a melhor área onde pode ser feito um projeto para a instalação de um polo”, destacou o diretor-geral da autarquia.

Em Nova Venécia, segundo o secretário Pascoal Paganoto, já existem dois polos, sendo que um completamente ocupado e o segundo, em fase inicial de implantação.  Ao todo, o município dispõe de um total de 1.786 mil metros quadrados de área disponível para implantação de polos, sendo que 600 mil metros quadrados, localizado no bairro Polo 2, pronto para receber obras de infraestrutura imediatamente.


terça-feira, 5 de março de 2013

Ex-vereador de Vila Pavão responderá por improbidade

 O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça Cumulativa de Nova Venécia, propôs Ação Civil Pública (ACP) por ato de improbidade administrativa em face do ex-vereador de Vila Pavão Denilto Kruger e do agricultor João Rodrigues Cardoso.
O vereador é acusado de, conhecendo o interesse do município em adquirir um imóvel, intermediar a compra do referido imóvel, usando o agricultor João Rodrigues Cardoso como preposto, por R$ 20 mil. Em seguida, Denilto foi nomeado pelo então prefeito presidente da comissão responsável pela avaliação do mesmo imóvel, que ao término da transação custou R$ 51,4 mil aos cofres públicos, mais que o dobro do que fora pago menos de quatro meses antes.

Com isso, o MPES requer que seja decretada liminarmente a indisponibilidade dos bens dos réus, em valores necessários à garantia do ressarcimento aos cofres públicos e ao integral pagamento da multa pecuniária estabelecida. Requer ainda que a ACP seja autuada e processada, com a notificação dos réus para apresentarem suas manifestações, por escrito, no prazo de 15 dias.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Prefeito Eraldino Jann Tesch quer regularizar polo de Vila Pavão

Pela segunda vez consecutiva no mês de fevereiro, o diretor-geral da Superintendência dos Projetos de Polarização Industrial (Suppin), autarquia da Secretaria de Desenvolvimento do Espírito Santo (Sedes), recebeu o prefeito de Vila Pavão, Noroeste do Espírito Santo, Eraldino Jann Tesch.
Nesta segunda visita, o prefeito veio acompanhado de Helder Nico, diretor em Nova Venécia da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (FINDES) e do representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Robson Santos Cardoso.
A visita do prefeito a Suppin foi motivada pelo interesse do município em instalar dentro do futuro polo, ou nas imediações, um centro educacional para formação de técnicos em atividades de extração e beneficiamento de granito.
O diretor da Suppin, Carlos Rafael, destacou para o prefeito que a prioridade, no momento, é a regularização da área no município destinada ao polo empresarial e que, dentro do projeto inicial, ainda não está contemplado um local para a instalação de um centro de treinamento. “Na área reservada para a implantação do polo, existem locais destinados para a prefeitura e o prefeito poderá utilizar estes locais para a instalação do centro educacional. Mas a nossa prioridade, no momento, é resolver os problemas da área onde o polo será instalado, regularização a documentação”, destacou.
Vila Pavão tem sua economia fundamentada na monocultura cafeeira, destacando-se também a extração de rochas (granito), sendo que o beneficiamento e a comercialização do produto são feitas em outros municípios. Na Suppin, encontra-se em fase de regularização uma área de 877.935,28 m² com a anexação das escrituras e após, será elaborada a planta final do polo, que deverá ser aprovada pela prefeitura municipal. Concluída estas fases, serão providenciados os licenciamentos individuais dos 77 lotes, que irão medir entre 1.200 a 10.600 metros quadrados.
Após a conclusão deste processo inicial que resultará na transformação da área rural em urbana e com um projeto definido e registrado de infraestrutura (drenagem, pavimentação, abastecimento de água, esgotamento sanitário, sinalização e rede elétrica), serão iniciados os processos de matrículas individuais dos lotes e, paralelamente, obtenção do licenciamento ambiental no Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e dos projetos nas concessionárias de serviços públicos. Com a área do polo totalmente legalizada será feita a licitação das obras de infraestrutura; e com as normas de venda aprovadas pelo Conselho de Administração da Suppin, os lotes poderão ser comercializados. A previsão inicial, conforme projeto em andamento, é que isto ocorra no primeiro semestre de 2014.
O município de Vila Pavão, distante 268 Km da capital do Estado, Vitória, possui área equivalente a 0,94% do território estadual, com 435 km² , localizado na Região Noroeste do Estado, fazendo divisa com os municípios de Ecoporanga, Barra de São Francisco e Nova Venécia.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Deficiente visual expõe quadros em Nova Venécia

A inspiração vem da alma e, sem a visão, as mãos funcionam como ferramentas especiais para pintar imagens em telas. É desta forma que o deficiente visual Valdeir Lopes Vicente, de 38 anos, elabora suas obras de artes, que resultaram na exposição ‘Sobrevisão’, exposta na Casa de Pedra, em Nova Venécia. 
A exposição, que segue até esta sexta-feira (01), tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho de artistas que possuem limitações visuais. Além disso, o momento serve para promover a ideia da inclusão de cidadãos cegos em meio social e refletir sobre os seus direitos. 

Composta por mais de 15 quadros, a exposição traz como temática o cotidiano ao revelar ilustrações abstratas diferenciadas de casas, animas, pessoas, dentre outras pinturas. 

As cores fortes, marca registrada do artista, dão mais vida às telas pintadas com tintas à base de água. Pincéis de diferentes tamanhos dão os toques finais em cada parte do quadro, com resultados realmente impressionantes, uma vez que, Aldeir possui apenas 2% da visão. 

“Esta é uma ótima oportunidade de mostrar que as pessoas com deficiência assim como eu, podem fazer o que tiverem vontade, independente de suas limitações. Problemas, todos têm, mas diante deles talentos não podem ser desperdiçados e sim, aprimorados a cada dia”, destacou o artista plástico, ex-aluno na modalidade de ensino especial da Escola Estadual Dom Daniel Comboni, também situada no município. 

O coordenador da exposição e turismólogo, Anderson Sabino, destaca que Valdeir tem muito talento e que pretende realizar o mesmo trabalho em outras regiões do Estado e, se for possível, também em outras regiões do País. 

“Os turistas têm se interessado bastante pelo trabalho e se impressionam com a trajetória de vida de Valdeir. É importante promovermos o turismo cultural para que assim Valdeir possa conhecer outros artistas e suas técnicas”, frisou.

A exposição ‘Sobrevisão’ pode ser visitada pela manhã e a tarde, de 8 às 11 horas e de 13 às 17 horas, com entrada franca. A Casa de Pedra, símbolo histórico da colonização italiana em Nova Venécia, fica localizada na Avenida Vitória, nº 356 - Centro.           

Imagens na memória 

Valdeir Lopes Vicente, natural de São Mateus, e ex-aluno, já nasceu com a baixa visão e por isso tem muita dificuldade em enxergar principalmente durante o dia, ao contrário das outras pessoas. A elevada potência dos raios solares ofusca a visão do pintor, que nesta situação, o deixa completamente cego. 

Diante da problemática, a solução encontrada por Valdeir foi memorizar as imagens vistas, transferi-las para o papel e finalmente para as telas. A técnica impede a perda de tempo e o gasto de exagerado material durante as produções. 

“Alguns órgãos públicos da região me ajudam com doações de materiais e, por isso, devo ter cuidado e usá-los com consciência para que assim possamos dar continuidade ao meu trabalho”, finalizou Valdeir.