quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Emissão eletrônica de Certificados Fitossanitários é tema de formação

Como parte do seu processo de informatização, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realiza, durante esta semana, uma capacitação sobre a emissão eletrônica do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO), CFO Consolidado (CFOC) e Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) - documentos necessários para o transporte de determinados produtos vegetais.
 As atividades estão sendo realizadas no laboratório de informática da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). De acordo com a organização, a previsão é que seis turmas participem dos encontros, sendo metade delas formada por servidores do Idaf e a outra pelos Responsáveis Técnicos (RTs) habilitados a emitir a documentação.
 Na formação, os participantes podem conhecer como funciona o processo de emissão dos certificados por meio do Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlam). “Nossa intenção é que a transição da certificação fitossanitária para o sistema informatizado se dê de forma gradativa, possibilitando melhor adaptação dos usuários às novas funcionalidades”, disse o engenheiro agrônomo do Idaf, Mateus Eckel.
 De acordo com a chefe da Seção de Defesa Sanitária Vegetal do Idaf, Karine da Costa Moura Gonçalves, oferecer as ferramentas necessárias a esses profissionais é essencial para garantir a sanidade de vegetais. “A emissão desses documentos realizada de forma eletrônica auxiliará no controle do processo de certificação fitossanitária como um todo”, disse.
 O CFO e CFOC são documentos obrigatórios para o transporte de determinadas frutas e mudas de forma interna. Caso a produção seja comercializada para outros estados, o documento obrigatório é a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV), obtida nos escritórios do Idaf, mediante apresentação do CFO ou do CFOC e da nota fiscal.

Renan Chagas
Setor de Comunicação da Escola de Serviço Público do Espírito Santo - Esesp