segunda-feira, 4 de março de 2013

Prefeito Eraldino Jann Tesch quer regularizar polo de Vila Pavão

Pela segunda vez consecutiva no mês de fevereiro, o diretor-geral da Superintendência dos Projetos de Polarização Industrial (Suppin), autarquia da Secretaria de Desenvolvimento do Espírito Santo (Sedes), recebeu o prefeito de Vila Pavão, Noroeste do Espírito Santo, Eraldino Jann Tesch.
Nesta segunda visita, o prefeito veio acompanhado de Helder Nico, diretor em Nova Venécia da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (FINDES) e do representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Robson Santos Cardoso.
A visita do prefeito a Suppin foi motivada pelo interesse do município em instalar dentro do futuro polo, ou nas imediações, um centro educacional para formação de técnicos em atividades de extração e beneficiamento de granito.
O diretor da Suppin, Carlos Rafael, destacou para o prefeito que a prioridade, no momento, é a regularização da área no município destinada ao polo empresarial e que, dentro do projeto inicial, ainda não está contemplado um local para a instalação de um centro de treinamento. “Na área reservada para a implantação do polo, existem locais destinados para a prefeitura e o prefeito poderá utilizar estes locais para a instalação do centro educacional. Mas a nossa prioridade, no momento, é resolver os problemas da área onde o polo será instalado, regularização a documentação”, destacou.
Vila Pavão tem sua economia fundamentada na monocultura cafeeira, destacando-se também a extração de rochas (granito), sendo que o beneficiamento e a comercialização do produto são feitas em outros municípios. Na Suppin, encontra-se em fase de regularização uma área de 877.935,28 m² com a anexação das escrituras e após, será elaborada a planta final do polo, que deverá ser aprovada pela prefeitura municipal. Concluída estas fases, serão providenciados os licenciamentos individuais dos 77 lotes, que irão medir entre 1.200 a 10.600 metros quadrados.
Após a conclusão deste processo inicial que resultará na transformação da área rural em urbana e com um projeto definido e registrado de infraestrutura (drenagem, pavimentação, abastecimento de água, esgotamento sanitário, sinalização e rede elétrica), serão iniciados os processos de matrículas individuais dos lotes e, paralelamente, obtenção do licenciamento ambiental no Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e dos projetos nas concessionárias de serviços públicos. Com a área do polo totalmente legalizada será feita a licitação das obras de infraestrutura; e com as normas de venda aprovadas pelo Conselho de Administração da Suppin, os lotes poderão ser comercializados. A previsão inicial, conforme projeto em andamento, é que isto ocorra no primeiro semestre de 2014.
O município de Vila Pavão, distante 268 Km da capital do Estado, Vitória, possui área equivalente a 0,94% do território estadual, com 435 km² , localizado na Região Noroeste do Estado, fazendo divisa com os municípios de Ecoporanga, Barra de São Francisco e Nova Venécia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário