quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Prêmio para quem contribuir com a proteção às nascentes no Espírito Santo

O concurso é destinado às Administrações Regionais do Senar e aos Sindicatos dos Produtores Rurais filiados às Federações de Agricultura e Pecuária


Lançado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Serviço de Aprendizagem Rural (Senar), o 1º Concurso do Programa de Proteção às Nascentes tem como objetivo preservar, no mínimo, mil nascentes até o final do ano. O projeto é voltado às Administrações Regionais do Senar e aos Sindicatos dos Produtores Rurais filiados às Federações de Agricultura e Pecuária. O resultado dos ganhadores será divulgado até o dia 04 de dezembro e a premiação é uma Picape cabine simples, zero km, ano 2015, para cada categoria.

Com o tema “Proteja uma nascente em um dia”, o Concurso consiste em despertar nos produtores rurais a importância da preservação das nascentes para seu município e Estado como um todo. Por isso, a premiação se divide em duas categorias: para a Administração Regional do Senar que realizar a proteção do maior número de nascentes em propriedades rurais e para o Sindicato dos Produtores Rurais que desenvolver a melhor iniciativa para a proteção de nascentes em sua região. Não há limite na quantidade de iniciativas a serem inscritas.

No Espírito Santo, por exemplo, para concorrer ao prêmio, a Administração Regional, o Senar-ES, cadastrará as nascentes protegidas até o dia 15 de novembro de 2015, na página criada para o concurso. Já os Sindicatos dos Produtores Rurais deverão preencher um formulário com informações da iniciativa de proteção de nascentes e encaminhá-lo para o Senar-ES. Os participantes devem, ainda, seguir cinco passos - indicados pelo projeto - no processo de proteção: identificar a nascente; cercar a nascente; limpar a área; controlar a erosão; e replantar espécies nativas.

O engenheiro Agrônomo da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes), Murilo Pedroni, ressalta que é importante lembrar que o relato da iniciativa de proteção feita pelos sindicatos também deve conter fotos. “O formulário a ser preenchido por cada Sindicato participante deve conter em anexo 10 fotos que comprovem a iniciativa de proteção à nascente. E estas devem ser coloridas, em formato JPG, com alta qualidade”. Pedroni destaca, ainda, a relevância do concurso. “É uma excelente oportunidade que os produtores rurais têm de cumprir com a legislação e concorrer a prêmios”, acrescenta.

Só serão consideradas para efeito de premiação as nascentes protegidas e as melhores iniciativas realizadas entre a data de lançamento do Programa (22 de março) até o dia 15 de novembro de 2015, data que marca o fim do prazo de inscrições das atividades. Além disso, é válido ressaltar que é de inteira responsabilidade dos participantes os gastos referentes às ações de proteção das nascentes e à melhor iniciativa de proteção.

Serviço

1º Concurso de Proteção de Nascentes
Iniciativas realizadas entre 22 de março e 15 de novembro de 2015
Cadastro deve ser realizado na sede do Senar-ES

Informações: (27) 3185-9212

Nenhum comentário:

Postar um comentário