quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Escola de Vila Pavão desenvolve projeto de educação ambiental


Assessoria de Comunicação da SEDU - A Escola Estadual Professora Ana Portela de Sá, localizada em Vila Pavão, está desenvolvendo o projeto Educação Ambiental: da Teoria à Prática. Desde agosto, as ações estão mobilizando estudantes e professores com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar e do entorno da unidade de ensino acerca dos problemas ambientais e sociais ocasionados pelo consumismo e pelo descarte incorreto de materiais.
A professora e coordenadora da iniciativa, Lucilene Furtado de Oliveira Moser, lembra que esta não é a primeira iniciativa da escola que tem cunho ambiental. "Já fizemos outro projeto que alertava sobre o perigo da poluição hídrica no Estado que, inclusive, recebeu Menção Honrosa do Prêmio Boas Práticas da Sedu".
O projeto Educação Ambiental é realizado pelos alunos do Ensino Médio, mas envolve toda a comunidade escolar. Os professores de Matemática, inclusive, elaboram gráficos com os dados dos materiais recicláveis arrecadados pelos alunos, mostrando, em valores monetários, o custo daquilo que ia para o lixo.
O material foi recolhido pelos alunos no início do mês, durante a gincana ambiental e, doado para catadores de lixo do município. Além dos estudantes coletarem os materiais recicláveis, foi realizada uma oficina, que ensinou alunos e pais a reaproveitarem o óleo de cozinha na produção de sabão.
Todos os trabalhos serão apresentados em novembro, na Feira Científica da escola. "A feira desse ano terá como tema ‘Tecnologia e Desenvolvimento’. Estamos desenvolvendo as atividades de maneira que possam dialogar com outras disciplinas", diz Lucilene.
O projeto Educação Ambiental será apresentado na Câmara de Vereadores da cidade. "Vamos levar propostas de projetos que possam melhorar o tratamento com o meio ambiente. Programar, por exemplo, uma associação de catadores e uma coleta seletiva em Vila Pavão", conta a professora.
Ao final do projeto, também está programada uma visita à Marca Ambiental, empresa sediada em Cariacica, que trabalha com materiais reciclados. A professora Lucilene já comemora os resultados. "Os alunos já têm mudado seus hábitos com o tratamento do lixo que geram", destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário