quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Unidade de Alimentação do Hospital São Marcos ensina formas corretas de higienização no preparo dos alimentos

Limpeza e desinfecção corretas, contribuem para a longevidade

Dentro de uma grade de cursos previstos pelo Programa de Educação Continuada do Hospital São Marcos, foi realizado mais um treinamento para a equipe da Unidade de Alimentação e Nutrição proferido pela nutricionista Milena Marques com o tema: Limpeza e Desinfecção na Manipulação de Alimentos.
“Existe uma diferença considerável entre limpeza e desinfecção, já que, a limpeza é a retirada dos restos de alimentos e lavagem com água e sabão, enquanto a desinfecção é a retirada de microorganismos com auxílio de produto químico, como por exemplo, uma solução clorada”, afirma Milena.
Em palestra, a nutricionista lembrou a importância das compras serem planejadas para que não aconteça o desperdício dos alimentos, para que os mesmos sejam aproveitados integralmente. Além disto, o local de preparo, ou seja, a cozinha deve estar impecavelmente limpa, organizada e higienizada, para que não aconteça contaminação dos alimentos.
“A cada dia é preciso que o cuidado seja reforçado, já que, estima-se que um homem ao final de sua vida, poderá ter consumido mais de cinquenta toneladas de alimentos e a longevidade somente poderá ser garantida com uma alimentação saudável que exclui as possibilidades de doenças, muitas vezes fatais, causadas por infecções oriundas de manipulação errada”, destaca a nutricionista.
Antes do preparo das refeições, as mãos devem ser lavadas e não é correto permitir o contato dos alimentos crus com os cozidos, pois, essa contaminação, denominada de contaminação cruzada, é um risco para a saúde do consumidor. “Nunca é demais lembrar que devemos manter os alimentos fora do alcance de insetos, roedores e outros animais”, frisa.
Respeitar essas e outras regras na manipulação dos alimentos é importante para a saúde, pois, uma preparo de refeição incorreto pode trazer danos à vida do homem, principalmente em Hospitais, onde os pacientes precisam da alimentação saudável por estarem debilitados para auxiliar em sua recuperação.
Em palestra, a nutricionista também lembrou da importância das compras serem planejadas paa que não aconteça o desperdicio dos alimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário