quarta-feira, 15 de maio de 2013

Secretaria de Agricultura de Vila Pavão comemora resultados

O secretário de Agricultura de Vila Pavão, Valdez Ferrari
Em entrevista nesta semana o Secretário Municipal de Agricultura de Vila Pavão, Valdez Ferrari disse que o trabalho de assistência aos produtores rurais do município já apresenta resultado positivo. No início do ano, o secretário elaborou juntamente com o prefeito Eraldino Jann Tesc, um plano de trabalho que previa a recuperação de todos os carreadores e estradas ligadas ao escoamento da produção agrícola do município. Segundo ele, apesar ter começado um pouco tarde, devido a burocracia e a demora no processo de licitação, cerca de 70% do trabalho já foi concluído.
Atualmente a Secretaria Municipal de Agricultura conta com o reforço de duas patrois contratadas que trabalham quase que exclusivamente na confecção de carreadores aos produtores rurais. O trabalhado foi iniciado no inicio do mês de abril nas regiões onde a demanda era maior. Até o momento, foram atendidos os produtores do Córrego do Mutum, Córrego das Flores, Veloso, Boa Sorte, Praça Rica, Praça Rica Seca, Rio XV de Novembro, Córrego Peneira, Córrego Laginha, Córrego Cutieira, Córrego Sossego, Cabeceira do Socorro e Córrego São Sebastião e região, cujos trabalhos começaram no início da semana.

Os carreadores estão sendo recuperados

Investimentos no plantio de café e nova culturas
Valdez Ferrari observa que fatores como: tecnologia, mudas de qualidade e acompanhamento de técnicos agrícolas disponibilizados pela secretaria, têm feito com que os produtores invistam mais na agricultura. O secretário afirma sem medo de errar que os agricultores do município estão plantando mais e diversificando. Segundo ele, da mesma forma que se vê muitas lavouras cafeeiras em formação, se vê também culturas como, cacao, pimenta do reino e outras sendo plantadas. A Secretaria de Agricultura acredita nos agricultores e responde colocando à disposição deles toda a sua estrutura de máquinas: tratores para gradear a terra, retros para fazer poços e barragens, patrois para fazer estreadas, carreadores e outros serviços.
O secretário parabeniza a administração do Prefeito Eraldino por fazer o possível para favorecer os produtores. Uma prova disso segundo ele, é a abolição da taxa de 40 reais por “hora de máquina”. Atualmente, ao contrário do que ocorria no passado, não é cobrado nenhuma taxa pelos serviços que tanto a Secretaria de Agricultura, como a Secretária de Obras presta aos produtores.
Apoio do Governo do Estado
O secretário ressalta que enfrenta algumas dificuldades. Especialmente no que diz respeito a trabalho de confecção de barragens, mas em recente conversa com o Secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli da Costa, teve a sua palavra que vai estar enviando para o município 02 Caminhões Caçambas e 01 Pá Carregadeira para dinamizar os trabalhos.
Quanto ao recurso de 300 mil do Projeto “ A Vida no Campo" que o município havia perdido no ano passado. O secretário informou que o processo de recuperação do recurso está em sua fase final e em breve chegará revertido em equipamentos, conforme foi deliberado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário