domingo, 14 de agosto de 2011

Nova Venécia intensifica ações de combate à dengue

A Secretaria de Saúde de Nova Venécia vem intensificando o combate ao mosquito transmissor da dengue em todo o município, uma vez os casos da doença continuam aparecendo. De janeiro a julho deste ano foram 673 notificações, sendo 193 confirmadas. O bairro Altoé lidera o número de ocorrências com 87 casos da doença, seguido pelo Bairro Margareth, com 28.
“Embora o momento exija bastante atenção, a situação está controlada em Nova Venécia. O problema é que os focos do mosquito persistem em alguns bairros”, disse o coordenador da Vigilância em Saúde do município, Marllus Robson Cavalcanti, revelando que as larvas do Aedes Aegypti são geralmente encontradas em tonéis, caixas d’água, vasos sanitários, pneus e baldes. Em Nova Venécia já foram registrados os vírus 2 e 3 da dengue. Este ano, já foi detectado o tipo 1. “Por isso, pedimos que redobre a atenção em sua residência para que juntos possamos eliminar essa doença do município.”
Equipes da Saúde estão percorrendo as ruas com registros e casos suspeitos, realizando pulverizações nos quintais das residências. Marllus Cavalcanti pede a colaboração dos moradores para retirar roupas do varal, bebedouros e ração animal, utensílios domésticos e outros materiais que possam ser utilizados no preparo de alimentos.
Os agentes da Prefeitura usam roupas caracterizadas e bombas costais motorizadas. As visitas estão acontecendo por volta das 6 da manhã e às 18 horas, horários em que o mosquito costuma atacar as pessoas.
O coordenador da Vigilância em Saúde de Nova Venécia lembra ainda que as residências que forem reincidentes no aparecimento de larvas do mosquito serão notificadas e os proprietários convidados pelo Ministério Público para dar explicações. Nos últimos dois anos, quatro pessoas foram condenadas a pagar penas alternativas por descumprir as determinações da Secretaria Municipal de Saúde.
E ainda este mês, a equipe de combate à dengue da Prefeitura ganhará um reforço de mais oito agentes que acabam de ser aprovados em processo seletivo. Com isso, subirá para 28 o número de funcionários da Secretaria Municipal de Saúde envolvidos diretamente no combate à dengue em todo o município.
Agêntes da Saúde estão pulverizando locais onde apareceram focos do mosquito transmissor da dengue

Nenhum comentário:

Postar um comentário