sábado, 6 de agosto de 2011

Produtores do Norte do ES ganham programa para elevar produção e qualidade do leite

Mais de 300 produtores participaram do lançamento do Programa Leite Certo, realizado na terça-feira, 02, em Nova Venécia.
Da Readação (Agência Sebrae/ES
O programa, que é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Sebrae-ES, Instituto Aequitas e Cooperativa de Laticínio Veneza visa a aumentar a produção leiteira dos pequenos proprietários do município e adjacências.
Ruy Dias, diretor do Sebrae-ES, destacou as vantagens do projeto: “o Programa Leite Certo vai trabalhar na qualificação dos pequenos produtores, que são maioria na cooperativa, para que eles se aprimorem na produção. Com isso ganha o cooperado, o comerciante e o consumidor final que vai consumir um produto de qualidade”, afirmou o diretor.
O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, destacou ainda que uma das metas do Governo do Espírito Santo é incentivar o crescimento dos pequenos produtores capixabas. “O Governo, por meio da Seag, tem investido em assistência técnica para que cada vez mais os produtores possam aumentar a qualidade de seus produtos, produzir mais e em menos área, garantindo assim melhoria nos lucros, recuperação ambiental e melhoria na qualidade de vida dos agricultores familiares”, afirmou.
“Nossa cooperativa tem uma grande responsabilidade social com o Norte do Estado, e por isso procuramos sempre parceria junto ao Governo do Espírito Santo para benefício de nossos cooperados a fim de desenvolver ainda mais nossa bacia de leite, gerar emprego e renda, além de garantir a fixação do homem no campo”, apontou o presidente da Veneza, José Carnielli.
Estiveram presentes no lançamento o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, o diretor do Sebrae-ES, Ruy Dias, o prefeito de Nova Venécia, Wilson Japonês, o gerente estadual de Pecuária, Pedro Cani, o presidente da Veneza, José Carnielli, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do ES (Faes), Júlio da Silva Rocha Júnior, o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Espírito Santo (OCB/ES), Esthério Colnago, dentre outras autoridades.
O programa
O Leite Certo consiste em uma consultoria técnica aos produtores, em suas propriedades, que receberão informações voltadas para o melhor desenvolvimento da produção como técnicas de pastagem, plantio, balanceamento de dietas para os animais além de traçar metas de produção individual por área. O programa ainda prevê a inutilização de atravessadores, com isso a produção passa a ser negociada diretamente com o comprador, reduzindo os custos finais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário