domingo, 17 de junho de 2012

Artesanato capixaba vence premiação nacional e garante presença em eventos da Copa

Quatro unidades do Espírito Santo vão receber a visibilidade no setor do artesanato e ter a oportunidade participar de ações de valorização do seu trabalho, além de expor suas peças em grandes eventos como a Copa do Mundo FIFA 2014
O resultado do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato já pode ser conferido e, entre as vencedoras, quatro empresas são do Espírito Santo. São as unidades produtivas de artesanato NAboa, Oficina Produtiva Equillibrium, Papel Recriado/Atuar Novo Mundo e Gibarbosa. Como reconhecimento pela vitória, os escolhidos utilizarão o selo TOP 100 em seus produtos. Essas empresas e as outras vencedoras irão participar da solenidade de entrega no dia 04 de setembro, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. Na terceira edição, o Prêmio teve um aumento significativo de inscritos: saltou de 1025, em sua última edição, para 1,8 mil. No Estado, o número de inscritos e de finalistas também aumentou.
Para participar da terceira edição exigiu-se o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), o registro como Empreendedor Individual (EI) ou ligação com cooperativa, associação ou empresa. Para a gestora do Projeto de Artesanato do Sebrae Izolina Passos, a formalização como pré-requisito não prejudicou a adesão ao Prêmio. Segundo a gestora, o aumento de inscrições e de unidades capixabas premiadas é reflexo de um trabalho extensivo com os produtores de artesanato do Estado envolvendo gestão, qualidade de produtos, design e outras áreas. “Depois de se formalizarem, os grupos de artesanato têm uma maior possibilidade de crescimento devido à qualidade na gestão e aprimoramento dos produtos. O resultado é uma segurança para se inscrever no Prêmio e acreditar no seu trabalho”, completa Izolina.
Visibilidade
Com o Prêmio Top 100 Artesanato, o Sebrae valoriza as unidades que atuam na área, dando importância para o seu trabalho e sua colocação no mercado. As empresas que foram premiadas serão foco de diversas ações para dar visibilidade e geração de renda ao artesanato, como participar em exposições e comercialização nos grandes eventos dos próximos anos, como a Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo FIFA, em 2014.
Nos dias 5 e 6 de setembro acontece, na Marina da Glória, o primeiro de uma série de cinco encontros de negócios com os artesãos. Participam dessa edição 80 compradores. Em seguida, de 7 a 9 de setembro, as unidades vencedoras do TOP 100 participarão de uma mostra aberta ao público, no mesmo local. Em novembro, os trabalhos das unidades produtivas serão expostos na 23ª Feira Nacional de Artesanato, em Belo Horizonte, sendo mais tarde inseridos também em eventos de hotelaria e decoração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário