sábado, 3 de dezembro de 2011

Cesan recebe prêmios de qualidade

A Cesan recebeu no último dia 29, dois importantes prêmios que demonstram o compromisso da empresa com a qualidade dos serviços prestados à população capixaba: o Prêmio Qualidade Espírito Santo (PQES), realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), e o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS), promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes).
No PNQS, o mais importante da América Latina para as empresas de saneamento, a Cesan recebeu o troféu bronze Quíron pela premiação em nível 1, para empresas que atingem até 250 pontos na avaliação dos auditores externos. É a única companhia de saneamento brasileira, avaliada corporativamente, a vencer nesse nível.
A Gerência de Coleta e Tratamento de Esgoto também foi premiada no Nível I - 250 pontos e recebeu o troféu bronze. Já a Gerência de Distribuição de Água ganhou o Diploma de Participação Especial - Nível II - "Rumo a Excelência", concedido pelo Comitê Nacional de Qualidade (CNQA) da Abes.
O presidente da Cesan, Neivaldo Bragato, e o coordenador de Planejamento Estratégico, Sérgio Rabelo, viajaram para Maceió, em Alagoas, onde aconteceu a solenidade de premiação do PNQS. "Receber esse reconhecimento, em nível nacional, significa que a gestão interna está em busca da excelência, o que reflete em melhorias dos serviços prestados à população. Estamos muito felizes e entendemos que o processo de melhorias é contínuo", destacou Bragato.
Sérgio Rabelo explica que esses prêmios se baseiam no Modelo de Excelência em gestão (MEG), numa escala que vai de 0 a 1000 pontos. "Ser premiada demonstra que a empresa está no caminho certo, em busca da qualidade no saneamento. Nossa meta é atingir os 1000 pontos" explicou.
No PQES, as Gerências de Coleta e Tratamento de Esgoto e Distribuição de Água foram premiadas, com o troféu Prata, nível 1 - 500 pontos, no Centro de Convenções de Vitória.
O diretor de Meio Ambiente da Cesan, Anselmo Tozi, recebeu a premiação junto com a equipe das gerências. Ele lembrou que a Cesan é a marca mais lembrada pelos capixabas e já ganhou vários prêmios. "Compartilhamos com todos os capixabas uma grande vitória, que foi chegar a 100% de cobertura da população com os serviços de água onde a Companhia atua. Mas o nosso maior prêmio vai ser a conquista da universalização da coleta e tratamento de esgoto", enfatizou.
PQES e PNQS
Este é o décimo segundo ano que a Cesan participa do PNQS. Ao todo, a empresa já obteve 15 premiações. O evento de entrega dos troféus foi realizado em Maceió, no Teatro Deodoro. O PNQS é realizado anualmente.
A banca examinadora do PNQS 2011 foi composta pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), Agência Nacional de Águas (Ana), Caixa Econômica Federal (CEF), Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA), Instituto Paulista de Excelência em Gestão (IPEG) e Serviço Nacional da Indústria (Senai) e levou em consideração os critérios de liderança estabelecidos pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
O PNQS está em sua 15ª edição e reconhece as organizações que se destacam pela utilização de boas práticas de gestão e que apresentam resultados competitivos de desempenho. As empresas que se candidatam às avaliações têm como principais benefícios identificar oportunidades de aperfeiçoamento, melhorar o desempenho, comparar seu desempenho com o de outras organizações, obter avaliação externa independente do sistema de gestão ou de práticas de gestão específicas, estimular o trabalho em equipe e ter reconhecimento público pelos esforços de melhoria de gestão.
O Prêmio Qualidade Espírito Santo (PQES), considerado o "Oscar" da excelência empresarial, destina-se às empresas que mais se destacaram em práticas de gestão durante o ano. O PQES é direcionado a micro, pequenas, médias e grandes empresas sediadas no Espírito Santo, que já estejam em fase madura de gestão.
De um total de 1.191 empresas candidatas na edição de 2011, foram premiadas 11, com troféu, certificado e selo de qualidade. A premiação faz parte do Programa para Incremento da Competitividade Sistêmica do Espírito Santo (Compete-ES), que é um instrumento com o qual o Governo do Estado, em conjunto com a iniciativa privada, propõe ações indutoras ao aumento da competitividade das organizações.
Empregados da Cesan recebem o PQES2011
Foto: Almir Casagrande/Cesan

Nenhum comentário:

Postar um comentário