segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Hospital São Marcos – São Camilo - promove II Seminário de Radiologia do Noroeste do ES

No último dia 19, aconteceu a segunda edição do Seminário de Radiologia do Noroeste do Espírito Santo, promovido pelo Hospital São Marcos – São Camilo. O evento, que aconteceu na cidade de Nova Venécia, reuniu mais de 80 profissionais que discutiram a importância da evolução da área de diagnóstico a partir dos exames de tomografia para obtenção de resultados mais precisos, a fim de favorecer o paciente.

O Hospital Nossa Senhora do Carmo – São Camilo – de Resplendor participou do Seminário e integrou as discussões com representantes da área e especialistas. Foram temas de grande relevância discutidos no Seminário. Várias palestras agregaram conhecimentos sobre atualizações do serviço de imagem na área radiológica, como produção de raios X, radiologia do futuro, princípios básicos da ressonância magnética e mamografia digital.

O dr. Reinaldo Batista Salgado, médico Radiologista do Hospital Central e Hospital Dório Silva, proferiu a palestra sobre Produção de Raios-X, o dr. Flávio Carvalho Soares, especialista em Tomografia Computadorizada, discutiu a Radiologia do Futuro, o coordenador do Instituto de Radiologia, Jofli de Andrade Junior, abordou os princípios básicos da Ressonância Magnética e a técnica em Radiologia, Liliane Andrade enfatizou Mamografia Digital.

A abertura oficial foi realizada pelo  Dr. Leonardo Bassetti Bonatto, representante da Clínica São Marcos Imagem e Diagnóstico e pela Diretora Administrativa do Hospital São Marcos, Gilmara Sossai Silva. Estiveram presentes no evento, o secretário de saúde, Clio Zanella Venturim e Elson de Farias, assistente administrativo.

“Falar da descoberta dos raios-x até a realidade atual é muito importante para que médicos e especialistas mensurem a evolução que tivemos em termos de diagnóstico rápido e prático ao paciente. Foi fundamental para descoberta de doenças em estágios iniciais e consequente maiores chances de cura. E esta área precisa de descobertas e atualizações constantes”, declarou o Dr. Leonardo Basseti.

No evento, também foi lembrado como a profissão foi regulamentada, em 1985, sancionada pelo ex-presidente, José Sarney e que somente na década de 90 sugiram os primeiros cursos de radiologia. Foi comemorado também os 20 anos de profissão do Técnico em Radiologia Edmilton Pacanhã.

Os técnicos em radiologia do Hospital Nossa Senhora do Carmo – São Camilo – de Resplendor, Janaína de Paula Menegussi, Isterina Bianchi e Paulo Junior de Souza representaram o Hospital no Seminário. “Pudemos conhecer melhor o funcionamento dos equipamentos modernos e todas as novidades sobre o assunto. Equipamentos como Ressonância Magnética, Tomógrafos e Tomossynthesis (para mama) estão revolucionando a área de radiação, porém, os tradicionais raios-x e mamógrafos são indispensáveis e insubstituíveis”, afirmou Janaína de Paula Menegussi, do HNSC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário