terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Mosca resistente preocupa produtores de leite do Norte

Pesquisa da Embrapa encontrou insetos até 1.300 vezes mais resistentes que o normal


Os produtores de leite do Norte do Estado estão preocupados. O motivo é uma espécie de mosca que está resistente aos produtos químicos utilizados para combater a presença de insetos nas propriedades. De acordo com pesquisa da Embrapa, a mosca dos chifres, parasita bovino causador de infecções no rebanho bovino, elas estão até 1.300 vezes mais resistentes ao piretróide, composto químico usado no combate a insetos.
José Carnieli, presidente da Veneza, cooperativa de produtores de leite de Nova Venécia, destacou que a situação é preocupante, uma vez que essas moscas prejudicam o bom desenvolvimento do gado, diminuindo a produção de leite, o que reflete na geração de renda.
O zootecnista Robson Santana explicou que a mosca dos chifres parasita o animal 24 horas por dia, causando infecções e desconforto, o que compromete a alimentação e a digestão do rebanho. “Animais selecionados, frutos de inseminações artificiais, encontram ainda mais dificuldade de adaptação, pois são mais sensíveis ao ataque das moscas”.
O principal fato apontado como causador do aumento da resistência da mosca é má utilização do agente químico por parte dos produtores, que muitas vezes erram na quantidade utilizada para combater o inseto, criando entre outros problemas, a resistência do parasita.
De acordo com Robson, a principal forma de manejo para controlar a proliferação da mosca é utilizar os vermífugos para bovinos de forma controlada. “É aconselhável não utilizar a invernectina de forma indiscriminada, para que não fique concentrada nas fezes dos animais e, por consequência, mate o predador natural das moscas de chifres: o besouro Rola-bosta”, explicou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário