quarta-feira, 6 de julho de 2011

Grupo de Tradições Folclóricas Italianas Piccolo Pavone completa 18 anos

No ano de 1989, “Piccolo Pavone”, que quer dizer Pequeno Pavão, era apenas o nome da barraca italiana, espaço da cultura desta etnia na POMITAFRO, tradicional festa da cultura pomerana, taliana e africana, de Vila Pavão. Mas, para atender as demandas da festa, em 1993 foi criado o Grupo de Tradições Folclóricas Italianas Piccolo Pavone.

Desde sua fundação, coordenado por Libian Timm Paganoto, teve como primeiros componentes Libian e Luciene Timm Paganoto, Luciene Correia, Ilza Pagung, Aparecida Capaz, Marco Antônio Pratissoli, Lindomar Batista, Valdislane, Vanderlan e Vandeimberg Rossim e Ailto dos Santos Souza. Para esses pioneiros, coube a primeira difícil tarefa: vencer o preconceito e abrir espaço para os mais de trezentos jovens que já passaram pelo grupo.

O primeiro curso de danças foi ministrado ao Piccolo Pavone em 1993 pelo Grupo de Danças Italianas I Balli, de São Gabriel da Palha – ES, hoje extinto, e tendo sido, sem dúvida, um dos melhores do Estado. A formação continuou com uma oficina de danças folclóricas italianas realizada pelo Bale Folclórico Elos, de Bento Gonçalves  - RS e FIGOSC, de Santa Catarina.

Na estréia, o Grupo de Tradições Folclóricas Italianas Piccolo Pavone apresentou-se usando um traje masculino simples - confeccionado com recursos próprios, e com traje feminino - emprestado de uma escola de um município vizinho. Nos dois anos seguintes, apresentou-se com este mesmo traje masculino e com o traje feminino antigo do Grupo Folclórico Pomerano de Vila Pavão.  Só em 1996 conseguiu, junto à Prefeitura Municipal de Vila Pavão e empresas da região, recursos suficientes para confecção de seu primeiro traje completo.

Vencido o preconceito, a procura para integrar o grupo foi tão grande que foi preciso criar um grupo infanto juvenil, que atuou por três anos, preparando os futuros componentes do grupo principal.

Já em 2004, os componentes do Piccolo Pavone, juntamente com seus familiares e outros colaboradores, criaram uma entidade para respaldar e representar legalmente o seu trabalho. Dessa forma, em 03 de abril de 2004 foi criado o CECIVIP – Centro de Cultura Italiana de Vila Pavão.

Nesses 18 anos de história, o Grupo de Tradições Folclóricas Italianas Piccolo Pavone, tornou-se uma entidade forte, onde a participação das famílias e o clima de amizade que une seus integrantes, aliados a uma coordenação disciplinada, tornou-o um dos mais longevos e o mais requisitado grupo italiano do Espírito Santo. Com vasto repertório e uma energia que envolve o público, está presente em eventos da cultura italiana de norte a sul do Estado.

Para comemorar esta data e resgatar um pouco das muitas histórias acumuladas, a coordenadora do grupo e presidente do CECIVIP, Libian Timm Paganoto Rossim, preparou uma série de artigos para contar, algumas delas falando dos ex-componentes, os veteranos, colaboradores, namoros, fatos engraçados, além de eventos realizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário