segunda-feira, 4 de julho de 2011

Vila Pavão promove 1º Festival de Concertina

A Prefeitura Municipal de Vila Pavão, através das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e da Assistência Social, com apoio da Rádio Vila Pavão FM, Marcelino de Minas e Arte da Casa, estará promovendo o 1º Festival de Concertina, regado a um delicioso almoço e serviço de bar. O evento acontecerá no dia 10 de julho, a partir das 8 horas, no ginásio de esportes “Arthur Kruger”.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Jorge Kuster Jacob, o festival tem como objetivo resgatar e valorizar esta importante cultura de tocadores de concertina trazida pelos imigrantes no início do século passado e que, com o passar do tempo, pode perder sua tradição. “Tocar concertina é uma tradição passada de pai para filho, mas que, com o passar dos anos, vem diminuindo seus adeptos em nossa região. O festival é uma forma de incentivo para unir os tocadores, novos e idosos, e estimular a nossa juventude a se interessar em aprender a tocar este importante instrumento musical. Durante o evento, estaremos homenageando os nossos tocadores vivos e algumas famílias dos que já faleceram”, informa o secretário. 

Os interessados deverão realizar suas inscrições até o dia 08 de julho (sexta-feira), das 8 às 16 horas, na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, localizada a Rua Vasco Coutinho – Cento, ou pelo telefone (27)3753.1358.

Concertina - A concertina é um instrumento, de origem alemã e veio para o Brasil de barco a vapor no final do século XIX e inicio do século XX com os imigrantes europeus. A concertina, da família do acordeão, é um instrumento comum nas colônias de imigrantes alemães, pomeranos e italianos do Espírito Santo. São poucos, atualmente, os fabricantes mundiais de concertina. O Espírito Santo abriga a maior parte dessa cultura e é onde se concentra o maior número de tocadores de concertina no mundo.
Programação:

8h -      Chegada das caravanas
9h –     Abertura
9h30 - Início das apresentações dos tocadores de concertina
11h –   Almoço
18h -    Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário