domingo, 10 de julho de 2011

Vila Pavão: 1º Festival de Concertina é realizado com sucesso

A Prefeitura de Vila Pavão, através das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e da Assistência Social, com apoio de Marcelino de Minas, Arte da Casa e de vários segmentos da sociedade pavoense promoveram o 1º Festival de Concertina de Vila Pavão. O evento, que foi realizado neste domingo, dia 10, no Ginásio de Esportes “Arthur Kruger”, de 08 às 18 horas, alcançou grande sucesso, tanto de público quanto de beleza.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Jorge Kuster Jacob, o objetivo do festival é resgatar e valorizar esta importante cultura de tocadores de concertina trazida pelos imigrantes no início do século passado e que, com o passar do tempo, pode perder sua tradição. “Tocar concertina é uma tradição passada de pai para filho, mas que, com o passar dos anos, vem diminuindo seus adeptos em nossa região. O festival é uma forma de incentivo para unir os tocadores, novos e idosos, e estimular a nossa juventude a se interessar em aprender a tocar este importante instrumento musical. Durante o evento, foram homenageados os nossos tocadores vivos e algumas famílias dos que já faleceram”, informou Kuster. 
Concertina - A concertina é um instrumento, de origem alemã e veio para o Brasil de barco a vapor no final do século XIX e inicio do século XX com os imigrantes europeus. A concertina, da família do acordeão, é um instrumento comum nas colônias de imigrantes alemães, pomeranos e italianos do Espírito Santo. São poucos, atualmente, os fabricantes mundiais de concertina. O Espírito Santo abriga a maior parte dessa cultura e é onde se concentra o maior número de tocadores de concertina no mundo.
Acompanhe alguns momentos do Festival, com as fotos de Malta.









Um comentário: