domingo, 24 de julho de 2011

Seminário mostra sabedoria popular e científica de saúde natural


* Texto da jornalista Roberta Soares

O conhecimento, a simplicidade e a harmonia estiveram presentes em todas as atividades do 6º Seminário Estadual de Saúde Natural Preventiva e 9º Seminário de Plantas Medicinais e Terapêuticas Tradicionais, realizados nos dias 15 e 16 de julho no CEIER (Centro Estadual Integrado de Educação Rural), em Vila Pavão-ES.
Na programação constaram palestras sobre Os afetos e a construção da relação consigo e com o outro (psicóloga Edivânia Pilon), Importância dos terapeutas naturais no Brasil (representante da Sociedade Brasileira de Medicina Alternativa e da Associação Nacional dos Terapeutas, Gilberto Menegutti), diferentes oficinas de Massoterapia (Édina Creuza Verfloet - massagem), Biodanza em Tempo de Ser (Teresinha Mansur e Genoefa Mônico - uso da música para despertar emoções, e também do movimento corporal e da afetividade), Importância da Cores dos Alimentos (nutricionista Maria Siqueira - variação do cardápio levando em consideração as cores: destaque para a utilização de temperos naturais, frutas, legumes, folhas e cereais. Doenças Psicossomáticas (psicanalista Marise Maline – momento de relaxamento corporal), Trabalhe a Postura Física (fisioterapeuta Daiana Ferreira - posturas corporais), Reflexologia (terapeuta holística Nélia Buge - energia do corpo e suas consequências), Energização e de Reaproveitamento de Materiais Recicláveis, Plantas Medicinais (Genilza Matielo), Caldas Agroecológicas (engenheiro agrônomo Dulcino Zucateli e o técnico em Agropecuária, Brás Marré - receitas simples e práticas para nutrir solos e plantas ou para repelir pragas como pulgões e lagartas), Roda Biocêntrica (Leia Márcia Lazzari), técnica Ki Kung e Pranayama, a Yoga e a Drenagem Linfática, além de visita à horta medicinal do projeto Horta da Vida, promovido pela Secretaria de Saúde de Vila Pavão, com o cultivo de mais de 100 plantas para uso medicinal e terapêutico.
Para a facilitadora de Biodanza Leia Márcia Lazzari, que esteve no evento pela primeira vez, cada momento dos seminários foi importante. "Todos os participantes estiveram atentos para receber as informações, que eram práticas e objetivas. Sinto que todos tiraram o máximo proveito de tudo que foi oferecido nesses dois dias", comentou.
O Seminário de Plantas Medicinais e Terapêuticas surgiu de um projeto para resgatar conhecimentos populares e científicos sobre plantas medicinais e formar agentes populares em saúde. Junto a esses objetivos há também a proposta de promover a espiritualidade e reflexões sobre diversos campos sociais.Uma das características dos dois seminários é a alimentação orgânica oferecida aos participantes. Uma forma de incentivar a nutrição diária baseada em alimentos sem agentes químicos ou insumos que degradem o solo e as águas.
A coordenadora técnica da ACESA-ES e coordenadora do trabalho de medicina natural preventiva em Vila Pavão, Genilza de Fátima Matiello, ressaltou que os seminários são desenvolvidos graças ao interesse por parte dos cidadãos, profissionais e órgãos públicos, como a Prefeitura Municipal de Vila Pavão e o Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa. "Pessoas de 16 diferentes municípios do Espírito Santo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, vem fazer parte desse momento de resgate da cultura regional por meio da valorização dos saberes popular", menciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário