terça-feira, 5 de julho de 2011

Itamar Franco deixa um legado de integridade e dignidade, na opinião de Ricardo Ferraço

“Itamar Franco fez o Brasil ter mais orgulho de seus homens públicos. Fez e continuará fazendo o Brasil alimentar a esperança de relações políticas mais éticas e dignas, compromissadas não com projetos pessoais, mas com o desenvolvimento do país, a melhor distribuição de renda, a justiça social e o interesse comum”. Foi o que afirmou o senador Ricardo Ferraço (PMDB/ES), em discurso emocionado nessa terça-feira (5) no Plenário do Senado Federal.
Na homenagem ao ex-presidente da República “que garantiu a tranquilidade democrática, sabendo conciliar as forças políticas num momento delicado de nossa história e que foi audacioso o bastante para plantar a estabilidade econômica, com o Plano Real”, o senador capixaba lamentou: “Nosso país e nossa política ficaram mais pobres sem Itamar Franco. Sem o homem público que sempre se norteou pela retidão moral, pela coerência política, pelos interesses do país.”
Ricardo Ferraço lembrou o estilo discreto de Itamar Franco, que, embora tenha colecionado tantos títulos importantes na vida pública, nunca se aproveitou deles em benefício próprio. Ele também destacou a firmeza e a paixão com que o político mineiro defendia as próprias idéias.
O senador capixaba disse ter sido um privilégio ter convivido pessoalmente com  Itamar Franco, no Senado Federal: “foi um aprendizado de ética, de política com P maiúsculo, de humildade, lisura e coerência”. Ele frisou que Itamar Franco entra para a galeria dos senadores mais notáveis que a Casa já abrigou, ao lado de Rui Barbosa, Afonso Arinos, Tancredo Neves, Mário Covas, Franco Montoro e tantos outros.
Concluiu observando que o senador mineiro “ vai continuar vivo cada vez que um de nós souber fazer jus, como ele fazia, à confiança em nós depositada pelos nossos eleitores. E que nos mostrarmos à altura de seu legado, um legado de integridade e dignidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário