segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Alunos pavoenses desenvolvem Projeto Cores da Terra

Os alunos do Centro Municipal de Educação Agroecológica "Agostinho Batista Veloso", de Vila Pavão, coordenados pelas professoras Vágna Oliveira Felisberto e Mônica Rodor, estão desenvolvendo o Projeto "CORES DA TERRA", que ensina uma técnica simples de pintura, com atividades escolares de 2 a 4 horas semanais, iniciadas no mês de abril deste ano.
Trazido pelo Incaper e desenvolvido pela Universidade Federal de Viçosa desde 2007, por meio da equipe do Prof. Anôr Fiorini de Carvalho, o projeto ‘Cores da Terra’ ensina uma técnica simples, criativa e sustentável, cuja matéria-prima utilizada é a terra seca de várias tonalidades. Quando misturada com os ingredientes água, cola e pigmento de plantas (urucum, açafrão, sumo de folhas (couve, taioba...), pó de café, carvão, beterraba, etc...), resulta em tintas de cores e tons variados. O material não é tóxico e tem por finalidade produzir tinta ecologicamente correta, de valor acessível e cores miscíveis entre si, além de revelar toda a beleza do colorido que a natureza oferece.
"O projeto é um sucesso entre os alunos e tem como objetivo desenvolver o conhecimento pelas produções da "Arte", fazendo-os reconhecer a pesquisa como fonte de prazer, estimulando a sua curiosidade nas descobertas e criatividade no processo de produção, além de resgatar a cultura e costumes dos nossos antepassados; aperfeiçoar o uso tradicional do barro em outras técnicas; descobrir as cores da terra e produzir tintas naturais não tóxicas de baixo custo para uso diversificado em telas, cerâmicas, residências, entre outros", explica Maria Aparecida Pena, diretora do CMEA.
Tinta com cola branca – Ingredientes: 4 kg ou 1 galão de terra seca, 1,5 kg de cola branca (cola de madeira) e 4 litros de água.
Modo de preparar - Coloque a água e a terra em uma lata e bata com uma furadeira elétrica com adaptador; adicione a cola ao creme de terra e volte a bater bem (quanto mais batida, melhor a consistência). Caso a tinta fique muito grossa ou muito rala (isso depende do tipo de terra) poderão ser adicionados mais ou menos ingredientes.
Tinta com cola branca, cal de pintura e óleo de linhaça – Ingredientes: 4 kg ou 1 galão de terra seca, 1,5 kg de cola branca (cola de madeira), 1 kg de cal de pintura, 75 ml de óleo de linhaça.
Modo de preparar - Dissolva o óleo de linhaça e a cal em 1 litro de água para produzir um creme. Depois dissolva a terra e a cola branca em 3 litros de água, produzindo um creme de terra. Para finalizar, misturar o creme de cal ao creme de terra e bater bem.
Outras informações - Antes de receber a tinta, a parede deve estar "in natura" limpa e seca. Após a primeira demão, esperar secar por 3 horas, antes de aplicar outras demãos, se necessárias.
A tinta feita somente com cola branca cria uma camada que impermeabiliza a parede e, se houver umidade, a água não evapora e pode formar bolhas e crostas. A cal, acrescentada à tinta, faz com que a camada fique mais porosa, permitindo a transpiração da parede. O óleo de linhaça é secante e contribui para aumentar a durabilidade da tinta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário