quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Produtores associados à Veneza recebem tanques de resfriamento de leite

Foto: Assessoria de Comunicação/Seag
Comunicação Seag - Os produtores associados à Cooperativa de Laticínio Veneza, em Nova Venécia, vão contar com novos resfriadores para melhorar a qualidade do leite. A entrega dos 19 equipamentos, realizada pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), foi realizada na manhã desta terça-feira (29), no Lions Clube do município, aos grupos de produtores, localizados ao norte do Rio Doce, que foram selecionados pelas normas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
A solenidade contou com as presenças do secretário estadual da Agricultura, Enio Bergoli; do prefeito Wilson Japonês; do gerente de Pecuária da Seag, Pedro Cani; representantes da OCB e produtores.
Cada resfriador atenderá a cerca de oito produtores que estocam o leite nos tanques para ser comercializado a um preço justo, sem atravessadores. Os municípios beneficiados são: Afonso Cláudio, Águia Branca, Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Conceição de Castelo, Domingos Martins, Ecoporanga, Guarapari, Itaguaçu, Laranja da Terra, Nova Venécia, Pancas e Rio Bananal. Dos 19 tanques, 11 podem armazenar dois mil litros. Os demais possuem capacidade de armazenagem de mil litros. O investimento é de R$ 170 mil, beneficiando cerca de 140 famílias. Os equipamentos foram comprados com recursos da Seag e de emendas parlamentares.
O secretário Enio Bergoli explicou que a pecuária leiteira representa uma oportunidade de diversificar a atividade agrícola, além de ser também uma opção de renda extra para os produtores rurais. "Estamos ajudando as cooperativas de leite a atender as instruções normativas que determinam os cuidados com o produto, tanto em relação à armazenagem
quanto ao transporte. É um trabalho de parceria, em favor principalmente dos pequenos produtores", disse.
De acordo com o gerente estadual de Pecuária, Pedro Cani, "o leite gera uma receita mensal enquanto o café dá lucro anual. O leite, em suma, equilibra o custeio das finanças da propriedade. A Veneza é a única cooperativa capixaba que atua ao norte do Rio Doce e exerce um papel importante, pois agrega mini e pequenos agricultores garantindo renda e emprego, mantendo-os no campo, pois a atividade leiteira requer que o produtor fique em sua propriedade", pontuou.
De acordo com o presidente da Veneza, José Carnieli, "a importância é beneficiar o mini e o pequeno produtor, pois sem a parceria do Governo com as cooperativas, os produtores não teriam acesso aos tanques. Para a cooperativa, esse leite é matéria-prima de qualidade, já que a empresa busca os pequenos produtores, daí a necessidade dos resfriadores. É muito importante a participação do Governo para que haja essa parceria que beneficie os pequenos produtores", destacou Carnieli.
Nova Venécia também vai sediar o II Fórum de Mulheres Cooperativistas, nesta terça-feira, promovido pela Cooperativa de Laticínios Veneza com o objetivo de mostrar a importância da participação feminina para o desenvolvimento econômico da região.
Programa Leite Certo
Foto: Assessoria de Comunicação/Seag

A entrega do equipamento faz parte do programa Leite Certo consiste em uma consultoria técnica aos produtores, em suas propriedades, que receberão informações voltadas para o melhor desenvolvimento da produção como técnicas de pastagem, plantio, balanceamento de dietas para os animais além de traçar metas de produção individual por área. O programa ainda prevê que não haja mais necessidade de atravessadores, e com isso a produção passa a ser negociada diretamente com o comprador, reduzindo os custos finais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário