segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Campanha contra a dengue é lançada em Vila Pavão


A prefeitura de Vila Pavão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, numa parceria com o comércio e escolas, promoveu na manhã desta segunda-feira, 21, passeata pelo centro da cidade, tendo como objetivo alertar as famílias pavoenses das ações previstas na campanha de orientação quanto à prevenção e assistência da dengue. Durante a caminhada, os manifestantes exibiram faixas, cartazes e gritos de ordem, chamando a atenção para a necessidade da promoção de atividades de controle da doença, com destaque especial à eliminação de criadouros do Aedes aegypti.
Para o coordenador do setor da Vigilância Ambiental em Saúde, Alcimar Teixeira Lage, o objetivo é mobilizar os pavoenses no combate à dengue, cuidando do local onde moram e manter o município sem casos positivos da doença. "Em virtude das intervenções realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, em 2011 não tivemos nenhum caso positivo de dengue. Apenas dois casos foram detectados como suspeitos e que, após análises, apresentaram resultados negativos", comemora Lage.
"Se cada um se responsabilizar e evitar focos da dengue em suas residências, o ciclo reprodutivo continuará interrompido, pois do ovo ao mosquito adulto são necessários aproximadamente 10 dias. A iniciativa ganha mais importância ainda nesta época do ano, que precede o verão, estação marcada por forte calor e chuvas - condições climáticas ideais para o desenvolvimento do vetor. Caso algum morador localize focos do mosquito da dengue, deve entrar em contato, imediatamente, com o setor de Vigilância Ambiental em Saúde, pelo telefone 3753-1053", alerta o secretário municipal de Saúde, Geraldo Simonassi.
De acordo com o prefeito Ivan Lauer, o ótimo resultado obtido no controle da dengue no município passa pela participação decisiva das famílias e, principalmente, pelo eficiente serviço prestado pela equipe da prefeitura. "Temos que comemorar esse resultado de passar um ano sem nenhum caso positivo de dengue. Isso comprova que os servidores públicos do município prestam serviço de qualidade, com importantes ações de prevenção, que vem garantindo a não proliferação da doença", salienta Lauer.
- A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue. Em nosso país, as condições socioambientais favoráveis à expansão do Aedes aegypti possibilitaram a dispersão do vetor desde sua reintrodução em 1976 e o avanço da doença.

 
Em 2011 o município não registrou nenhum caso positivo da doença

Nenhum comentário:

Postar um comentário