sábado, 12 de novembro de 2011

Vila Pavão na luta pelos royalties do petróleo


Uma comitiva formada por aproximadamente 100 pavoenses, liderada pelo prefeito Ivan Lauer (PMDB), engrossou as fileiras de milhares de pessoas que compareceram à Praça dos Namorados, em Vitória, no ato público contra as novas regras de distribuição dos royalties provenientes do petróleo. O evento, realizado na quinta-feira, dia 10, começou às 14 h e terminou por volta das 18h, com shows dos cantores Dudu Nobre e Gabriel Pensador.
De acordo com o subsecretário da Casa Civil do Governo de Estado, Walter Rodrigues de Paula o número de pessoas que prestigiaram o evento passou da expectativa da coordenação. "A estimativa da Polícia Militar era de que 10 mil pessoas pudessem estar aqui, mas esse número foi bem maior, já que muitas caravanas de municípios do interior estiveram presentes. Nós contabilizamos 178 ônibus e somamos 25 mil presentes", contou Walter.
O palanque estava lotado de representantes de sindicatos, prefeitos, secretários de estado, deputados e senadores, que defenderam a permanência dos recursos dos royalties para o Espírito Santo e demais estados produtores. Os capixabas que acompanharam os discursos aplaudiam o que ouviam com faixas e cartazes de apoio ao movimento, que também aconteceu no Rio de Janeiro. De acordo com o governador Renato Casagrande, o Espírito Santo deve perder R$ 500 milhões somente em 2012 e R$ 3 bilhões até 2015, caso o projeto não seja vetado.
Os royalties são uma compensação em dinheiro que o estado recebe pela exportação de petróleo e essa quantia pode ser investida na educação, saúde ou segurança pública, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário